Mestrado em Letras realiza 2º Seminário de Sociolinguística

Nos dias 4 (quinta-feira) e 5 (sexta-feira) foi realizado o 2º Seminário de Sociolinguística da UEMASUL, mediado por tecnologias digitais e promovido pela 2ª turma do Mestrado em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLe. Com o objetivo de promover  discussão sobre os estudos sociolinguísticos e reflexão sobre a prática docente dos professores da Língua Portuguesa, o evento reuniu 856 inscritos, especialmente estudantes e profissionais das áreas de Letras e Pedagogia, com transmissão pelo canal da UEMASUL no YouTube e certificação de 12 horas. O 1º seminário aconteceu em 2019 e foi direcionado apenas para as acadêmicas e acadêmicos da universidade.

A organizadora do evento, professora Dra. Maria da Guia Taveiro Silva, explica que neste ano o Seminário ganhou novo formato devido à pandemia. “Abrimos o evento e contamos com diversas participações do Mestrado e de pessoas de fora, que interagiram durante todo o seminário. As inscrições começaram uma semana antes e não contávamos com tanta procura. São conhecimentos que devem ser disseminados, principalmente, por ser fundamental para a Educação. Agora o evento faz parte do calendário acadêmico do Mestrado”.

O seminário foi mediado por alunas e alunos do mestrado em Letras, como relata a mestranda Dayane Gomes. “Apesar desse contexto pandêmico, da impossibilidade do contato físico com nossos colegas, o que sem sombra de dúvidas estreita os laços. Teve empenho de todo mundo em tudo. Gente do Brasil inteiro e também do exterior esteve conosco nesses dois dias. Estamos todos felizes pela repercussão do Seminário de Sociolinguística. Felizes mais ainda pelos depoimentos que recebemos no chat do YouTube, o pessoal gostando, agradecendo pelo evento, querendo mais. Eu poderia escrever horas e horas sobre como me sinto feliz e honrada em fazer parte disso, mas palavras seriam insuficientes”.

Os 20 discentes da turma também participaram como palestrantes do evento, que contou com sete mesas, com programação de manhã e à tarde. Entre os temas, os foram discutidos assuntos relacionados ao ensino em sala de aula, aliando teoria e prática, assim como as características sociolinguísticas da Língua Portuguesa.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de concentração e Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLe – Mestrado em Letras, modalidade profissional, com área de concentração em Linguagem e Literatura, tem duas linhas de pesquisa: 1. Linguagem, Memória e Ensino, e 2. Literatura, Diálogos e Saberes.

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

R. Godofredo Viana, 1300
Bloco 01 – Pavilhão 01
Bairro Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

mestradoletras@uemasul.edu.br
Tel.: (99) 98181 7866

Pular para o conteúdo