Programa de Mestrado em Letras promove Colóquio “Racismo e Ensino”

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, com o objetivo de mapear a situação da população negra no Brasil, reforça a dificuldade de superar o racismo estrutural, uma vez que pretos e pardos são 56% da população, mas constantemente minorizados pela sociedade. Dados da pesquisa realizada em 2021 apontam que, no Brasil, 84% das pessoas percebem o racismo, mas, apenas 4% se consideram preconceituosas.

Com a temática “Educação antirracista e Bell Hooks”, a socióloga e educadora Ednéia Gonçalves abordou no Colóquio Racismo e Ensino a importância das políticas públicas afetivas na perspectiva de uma educação transformadora, no combate às práticas excludentes e discriminatórias. O Colóquio foi realizado pelo Programa de Mestrado em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) em parceria com a Coordenação Educacional de Igualdade Racial (CEIRI) da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI).

Professores e alunos dos cursos de Letras, História e Pedagogia estiveram presentes. Foto: Ascom/UEMASUL

Na ocasião, a professora Ednéia Gonçalves falou sobre a importância do diálogo no momento de tratar sobre o tema: “Esse é um momento de troca, uma conversa. Eu acho que Bell Hooks e a educação antirracista é motivo suficiente pra gente construir diálogos e questões. Sempre nas obras dela isso fica muito explícito, ela carrega muitas vozes, não fecha as portas, sempre coloca questões e debates”, apontou.

Para o coordenador do Programa de Mestrado da UEMASUL, professor Gilberto Freire, este evento tem a importância de trazer para universidade uma discussão significativa para os estudantes e professores: “A presença da Ednéia é um orgulho pra gente. Estarmos nesse espaço da universidade, discutindo questões fundamentais, principalmente nós, das licenciaturas é fundamental estarmos pensando e discutindo as questões raciais”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

  1. Godofredo Viana, 1300
    Bloco 01 – Pavilhão 01
    Bairro Centro
    CEP: 65901- 480
    Imperatriz-MA mestradoletras@uemasul.edu.br
    Tel.: (99) 9232-8961

Disclaimer

This fictional website is created for a non-existent organization using the Bradbury WordPress theme for demonstration purposes only.

Any coincidences or similarities are accidental and should be treated as such.

You can read more about the Bradbury Theme.

Bradbury Theme is WCAG 2.0 – ISO/IEC 40500 compliant.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:

● Linguagem, Memória e Ensino

● Literatura, Diálogos e Saberes

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:
● Linguagem, Memória e Ensino
● Literatura, Diálogos e Saberes
Pular para o conteúdo