Uncategorized > Dia Nacional do Livro Didático: conheça as obras produzidas no PPGLe
Dia Nacional do Livro Didático: conheça as obras produzidas no PPGLe

No dia 27 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional do Livro Didático, data que reforça a importância desse material no processo de ensino e aprendizagem. No Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da UEMASUL, essa relevância se traduz na ampla produção de livros didáticos elaborados pelos mestres e mestras formados no programa. Essas obras são frutos das Produções Técnico-Tecnológicas (PTTs), contribuindo diretamente para o ensino de língua e literatura em diversos contextos educacionais.
Confira algumas das produções desenvolvidas no PPGLe:
Alexandre da Silva Sousa
Título: Caderno pedagógico: Toponímia na Escola
Andréia dos Santos Marques Amorim
Título: De retirantes, de Portinari, à Vidas Secas, de Graciliano: o diálogo interartes e as possibilidades de desenvolver o multiletramento nas salas de aula do Ensino Médio
Antonio Ismael Lopes de Sousa
Título: Duas leituras e um mundo: as leituras fílmica e literária como possibilidade de apreciação estética do filme ao livro
Beatriz Santana do Carmo
Título: Brincando com palavras
Edna da Silva Torres
Título: Almanaque vivências
Jeffrey Marley da Silva Miranda
Título: Narrativas que educam para a ancestralidade: propostas para aulas de literatura
Raniere Nunes da Silva
Título: Letramento Cinematográfico
Walquiria Lima da Costa
Título: Pelos caminhos das Literaturas Indígenas na Educação Básica: Propostas de Letramento para o (re)conhecimento e o respeito à diversidade étnica
Ana Carolina Freitas de Farias
Título: Falha fala nossa: um guia didático para professores
Ana Patrícia Sampaio Pereira
Título: Estratégias de incentivo à leitura nos anos finais do ensino fundamental
Elzilene de Sales Dias Nogueira
Título: Uma proposta de estudo do léxico nas ações de linguagem
Geane Martins Mendes
Título: Guia topo-oronímico para a mesorregião sul maranhense
Jannyelle de Souza Corrêa
Título: Poesia no dia a dia: formação literária no ensino médio
José Gustavo Martins
Título: Glossário da toponímia urbana de Balsas (MA)
Joselias da Costa Matos
Título: Caderno de atividades com campo semântico: uma proposta interdisciplinar
Larissa de Farias Silveira
Título: A semântica e o cinema
Rackel Lopes de Araújo
Título: Ponciá Vicêncio
Thaís Fernanda Medeiros Dias
Título: Princesas negras: abordagens antirracistas na escola
Zanado Pavão Sousa Mesquita
Título: Léxico alfabético semibilíngue de sinais-termo do curso de pedagogia
Fabiana Costa de Sousa
Título: Gêneros da linguagem: sequências didáticas para práticas de multiletramentos na escola
João Batista Pereira Silva
Título: Para atividades de letramento literário em sala de aula em âmbito do ensino médio
Lisanir Cardoso Chaves
Título: Estratégias pedagógicas para o ensino da língua portuguesa como L2 no processo de letramento do aluno surdo
Essa vasta produção acadêmica reflete o compromisso do PPGLe com a formação docente e o aprimoramento do ensino, garantindo materiais de qualidade para educadores.