Aluno do Mestrado em Letras da UEMASUL é aprovado em concurso público para professor em Porto Franco

Júlio Lopes Cruz, aluno do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), foi aprovado em um concurso público para o cargo de professor de língua portuguesa do ensino fundamental séries finais no município de Porto Franco.

A trajetória acadêmica de Júlio foi crucial para sua preparação e êxito no concurso. Graduado em Letras Português-Inglês pela UEMASUL e, atualmente, aluno da quarta turma do PPGLe, ele destaca a expectativa de aplicar na prática os ensinamentos adquiridos ao longo de sua formação. “Tenho a expectativa de contribuir com a educação básica exercendo na prática as contribuições do nosso Mestrado em Letras, assim como da minha graduação, permitindo, assim, o acesso a um ensino que estabeleça diálogos entre a lida do viver e os diversos conhecimentos construídos em sala de aula”, afirmou Júlio.

Além do embasamento teórico e prático, Júlio ressalta a importância do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) em sua formação como educador. “É inegável que o PPGLe tem sido fundamental na minha construção enquanto docente”, enfatizou. “No decorrer das disciplinas do mestrado sempre fomos provocados a discutir acerca das nossas práticas e experiências no campo da escola, estabelecendo diálogos com as teorias em estudo. Estamos diante, portanto, de uma proposta de reconstrução da docência. Espero contribuir com a educação básica norteado por estes princípios.”

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), Gilberto Freire de Santana ressalta que a aprovação de Júlio reflete o comprometimento e a excelência acadêmica do mestrado com o conhecimento e a formação oferecidos pelo programa. “Desejamos a Júlio sucesso nesta nova etapa de sua jornada profissional, confiantes de que ele continuará contribuindo significativamente para a educação. Parabéns, Júlio, que esta conquista seja o início de uma carreira repleta de realizações”, finaliza.