5° Seminário de Sociolinguística reúne acadêmicos e pesquisadores em evento híbrido
Ocorreu, na quinta-feira (11), o 5° Seminário de Sociolinguística, organizado pela quinta turma do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da UEMASUL. O evento foi aberto com falas da profa. Dra. Maria da Guia Taveiro Silva, responsável pela disciplina de Sociolinguística, e do coordenador do PPGLe, prof. Dr. Gilberto Freire de Santana.
O seminário teve início com um momento cultural apresentado pelas mestrandas Amanda Theodoro e Lausa Lise, seguido da palestra “A ética na pesquisa Sociolinguística educacional”, ministrada pela mestra pelo PPGLe e doutoranda em Linguística da UNFT, Dayane Pereira. Em seguida, o evento contou com três mesas de apresentações, nas quais os mestrandos da quinta turma abordaram diversos temas. A mesa 1 tratou da “Variação linguística na literatura e outras artes”, a mesa 2 discutiu “Identidade linguística”, e a mesa 3 focou na “Variação linguística e ensino de língua em sala de aula”.
O encerramento das atividades da manhã foi marcado pela palestra de Kézia Calixto, mestre pelo PPGLe e doutoranda em Literatura na UFNT. A palestrante abordou o tema “Dublagem e ensino de língua materna: inferências sobre One Piece (1999)”.
À tarde, a programação continuou com oficinas e apresentações de trabalhos. As três oficinas oferecidas abordaram os seguintes temas: Variação linguística no território Krikati, Narrativas e Saberes de mulheres camponesas da Região Tocantina do Maranhão, e Língua e biodiversidade cultural Tikuna: O (des)silenciamento identitário. Todas foram ministradas pelos mestrandos da quinta turma.
A professora Maria da Guia, idealizadora do seminário, destacou a importância do evento, que está em sua quinta edição e marca o encerramento da disciplina. “É gratificante ver como cada apresentação e oficina contribuiu para enriquecer as discussões sobre a sociolinguística. Este seminário promove um diálogo essencial para o desenvolvimento da pesquisa em nosso mestrado”, fala.
O evento seguiu com a apresentação dos trabalhos dos participantes, encerrando um dia repleto de discussões e trocas acadêmicas.