Notícias > Eventos > Teatro Ferreira Gullar recebe a comédia provocativa ‘Desassossego’ em noite memorável
Teatro Ferreira Gullar recebe a comédia provocativa ‘Desassossego’ em noite memorável

Na última sexta-feira, o Teatro Ferreira Gullar foi palco da peça Desassossego, uma comédia provocativa que mesclou humor, reflexão e inquietação. O espetáculo, dirigido pelo grupo A Máscara de Teatro, de Mossoró (RN), contou com a parceria da Pequena Companhia de Teatro, de São Luís, e do Mestrado em Letras da UEMASUL, trazendo ao público de Imperatriz uma abordagem intensa e envolvente sobre a vida.
Quem teve a oportunidade de estar presente no evento, pode afirmar com certeza: foi uma experiência que ficará marcada na memória. O diretor da peça e da Pequena Companhia de Teatro, Marcelo Flecha, ressaltou que a proposta do espetáculo: uma metáfora sobre a vida, em que os dois atores constantemente vestem e tiram máscaras, simbolizando os papéis que cada um desempenha em diferentes contextos, como na vida profissional e familiar. “A gente faz essa brincadeira com essas mascaras, tentando fazer com que o espectador se identifique e vá transitando com gente por esse caminhar que é a vida e que é o teatro”. Marcelo também elogiou a recepção do público: “Imperatriz é fenomenal, como sempre. Recebemos esse abraço caloroso, como diz o texto, e não poderia ser diferente. Vemos uma casa cheia, com muita gente se divertindo, se emocionando, brincando com a gente”.

A peça não foi apenas um espetáculo teatral, mas também uma verdadeira imersão sensorial. “Desde a primeira cena, somos empurrados para essa sensação de desassossego. No entanto, ao mesmo tempo que há esse desassossego há também toda a poesia e a poética própria de Fernando Pessoa. Foi uma experiência lindíssima”, disse Kayron Kaic, mestrando do PPGLe.
Ele destacou como a cenografia apertada e as trocas constantes de nomes dos personagens criaram um ambiente que gerava tanto desconforto quanto encantamento, fazendo o público refletir sobre os incômodos e os desassossegos da vida.
Para a professora Deivanira Vasconcelos, o espetáculo foi uma oportunidade única de diálogo entre o teatro e a literatura. “É muito importante a gente ter a experiência do teatro, especialmente uma peça que dialoga diretamente com a literatura. A atuação foi muito bonita e muito bem integrada com o público, além de refletir a realidade do teatro no Brasil atualmente. Foi uma experiência positiva e interessante para todos”, destacou.
A importância da arte no cotidiano foi reforçada pela professora Gardênia Almeida, que destacou o impacto emocional da peça. “O espetáculo precisa viajar muito mais, e nós precisamos da arte, porque ela cura a nossa alma. Imperatriz precisava conhecê-los, e precisamos de arte todos os dias em nossa vida.”
Já o coordenador do Mestrado em Letras da UEMASUL, Gilberto Freire de Santana destacou a relevância da parceria entre a academia e os grupos teatrais na promoção da cultura e da reflexão por meio da arte. “É um orgulho para o Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMASUL ter sido parceiro trazendo a peça ‘Desassossego’ para Imperatriz. A parceria com A Máscara de Teatro e Pequena Companhia de Teatro foi fundamental para que essa experiência única fosse possível. O espetáculo mostrou-nos a força do teatro em provocar reflexão, emoção e autoconhecimento. É exatamente essa interface entre a arte e a academia que buscamos promover no PPGLe. Agradecemos a todos que tornaram essa noite inesquecível e reforçamos a importância da arte e da cultura em nossa cidade.”

A noite foi uma celebração da arte, da literatura e da capacidade do teatro de provocar emoções profundas, deixando o público com uma sensação de reflexão e, ao mesmo tempo, com a certeza de que o poder da arte é capaz de transformar qualquer experiência cotidiana. O espetáculo Desassossego mostrou a todos como o teatro pode ser não apenas uma forma de entretenimento, mas uma ferramenta de cura e de autoconhecimento.