Projetos de Pesquisa
2024 – Atual
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: o poder das estratégias
Coordenação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Membros: Leonardo Mendes Bezerra, Laíra de Cassia B. Maldaner, Antônia Aparecida Borge
Descrição: Sob essa perspectiva, objetiva-se desenvolvimento de recursos didáticos que compreendam investigação, criação e registro de estratégias de letramento literário voltadas para diferentes vertentes do insólito ficcional, que propiciem aos jovens dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio, condições de reelaboração dos sentidos do texto por meio de ações pedagógicas que aliem o reconhecimento dos elementos estéticos da narrativa e as experiências literárias e de conhecimento de mundo, de modo a promover a interação texto-leitor, a intertextualidade e o protagonismo juvenil aliado ao uso das tecnologias de informação e comunicação.

2022 – Atual
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: a hora da crônica
Coordenação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Membros: Leonardo Mendes Bezerra, Laíra de Cassia B. Maldaner, Antonia Aparecida Pereira Borge, Sandryellen Pimentel Saraiva, Viviane Maria Araújo Franca Gonçalves.
Descrição: Sob essa perspectiva, o presente projeto objetiva a investigação, criação e produção de 12 (doze) estratégias de letramento literário para o gênero crônica, que propiciem aos jovens dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio condições de reelaboração dos sentidos do texto por meio de contribuições oriundas do reconhecimento dos elementos estéticos da narrativa e também de seu próprio conhecimento de mundo aliadas às novas tecnologias digitais.

2016 – Atual
NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO DA NARRATIVA
Coordenação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Membros: Lilásia Chaves de Arêa Leão, Marta Helena Facco Piovesan, Ana Patrícia Martins, Leonardo Mendes Bezerra, Terezinha de Jesus Maia Lima, Vanessa Nines da Silva, Laísa de Cassia Barros Ferreira Maldaner, Ana Maria Marques, Antônia Aparecida Borge, Terezinha de Jesus Amaral da Silva, Antonio Ismael Lopes de Sousa, Maria Sousa.
Descrição: Privilegiam-se pesquisas em torno da narrativa em um sentido amplo, compreendendo manifestações literárias e não-literárias em seus mais diferentes suportes expressivos, tais como, registro verbal oral e escrito, registro não-verbal, filme, game, quadrinhos, desenho, grafite, romance gráfico, etc. Espera-se que os estudos mais avançados em relação à investigação da narrativa possam apontar inovações metodológicas que dinamizem o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Letras do CESBA/UEMA, futuros professores de língua e literatura do município de Balsas e da região Sul do Maranhão.

2015 – Atual
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Coordenação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Descrição: Esse é o projeto guarda-chuva que orienta os demais projetos de pesquisa e ensino e tem o objetivo de problematizar o ensino de literatura para o ensino médio por meio da criação de estratégias didáticas que incluam o texto literário como referência central.

2025 – Atual
Metamorfose, Imaginário e Identidade
Coordenação: Antônio Coutinho Barros Filho
Membros: Vera Bastazin, Valéria Gomes Ignácio, Gerson Tenório dos Santos, Paulo César Carneiro Lopes, Sandra Lemos, Roseli Hirasike, Fabio Roberto Lucas, Clice Pereira Salles, Lucas Matteocci, Olivia Frade Zambone, Nilza de Campos Becker, Flavia Amâncio Pereira de Jesus, Vanusa Lima, Cristiane Corsini Lourenção, Jonas Madureira, Marco Antonio Silva de Oliveira, Nete Macedo de S. Ribeiro, Helen Adlaine Santos Bom Sucesso, Ricardo Tiezzi
Descrição: A possibilidade de (re)significar a realidade – uma porta aberta no universo das artes – encontra na literatura um campo vasto e instigante. A ficção, como linguagem de delimitações instáveis e borradas, não apenas estabelece diálogo com a realidade, como afeta sua essência, transformando o homem e seu entorno de forma ambígua, transgressora e plural. Nesse sentido, nosso objetivo de investigar a formação da identidade poderá encontrar um caminho interessante pensando nas metamorfoses do imaginário. Valores e crenças são marcadores importantes para o individuo constituir-se enquanto ser. Na prosa ficcional, a personagem transveste-se de elementos composicionais que alimentam, instigam e permitem a autorreflexão própria de todo aquele que almeja conhecer a si mesmo, não apenas como espelho do seu imaginário, mas, antes de tudo como pulsão de transformação de si junto ao desejo de conhecimento e percepção do mundo sensível. Assim, tomar o imaginário como território no qual se dá a constituição do sujeito significa aceitar o desafio da metamorfose permanente no campo das ideias, dos valores e dos comportamentos.

2024 – Atual
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS: A POESIA E A PROSA EM SINAIS
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: ISRAELA DÉBORA SOUSA SILVA

2024 – Atual
MÃOS QUE SINALIZAM: LITERATURA EM LIBRAS
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: Ellen Vitória Sousa e Silva

2024 – Atual
LITERATURA E LIBRAS: UM ESTUDO SOBRE OS SINAIS EM LIBRAS DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: Neuracy de Cena Damasceno Lima

2023 – Atual
LITERATURA EM SINAIS: A POESIA EM EVIDÊNCIA
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: Israela Débora Sousa Silva

2023 – Atual
MÃOS QUE SINALIZAM NEGRAS LITERATURAS: UMA PROPOSTA DE GLOSSÁRIO EM LIBRAS.
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: Erik Henrique Silva Furtado de Miranda

2023 – Atual
LITERATURA EM SINAIS: A PROSA EM EVIDÊNCIA
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: Ellen Vitória Sousa e Silva

2023 – Atual
MÃOS QUE FALAM, DISCUTEM E REFLETEM
Coordenador: Claudia Lucia Alves
Membros: Claudilene de Sousa Alves, Éryka Vitória Nascimento Fernandes, Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana, Leylla Gabryelle Carvalho de Moraes Guimarães, Ramayane Almeida dos Santos de Aquino, Martha Macedo do Nascimento, Isaque Pereira dos Santos, Neuracy de Cena Damasceno Lima, Vitor Emanuel Santana Silva, Erik Henrique Silva Furtado de Miranda, Ellen Vitória Sousa e Silva, Israela Débora Sousa Silva, Wesley Veloso Cardos – Daiane Avelino Araújo Bezerra, Mayra Caroline Sousa de Abreu, Ana Raquel de Sousa Rocha Rafael dos Santos Silva.
Descrição: Objetivo Geral: Promover a inclusão e a conscientização sobre a comunicação não verbal e a língua de sinais, integrando surdos e ouvintes através de atividades interativas e a criação de materiais didáticos-pedagógicos que incentivem a reflexão sobre a diversidade e a importância da acessibilidade em diferentes espaços e contextos. Objetivo Específicos: – Fomentar a conscientização e a sensibilização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.- Criar um espaço de discussão e reflexão entre surdos e ouvintes como palestra, seminários, oficinas, rodas de conversas, que seja acessível e inclusivo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.- Utilizar a arte como meio de expressão para discutir temas relacionados à surdez incentivando a participação ativa e interativa da comunidade surda e ouvinte.- Criar materiais didáticos-pedagógicos e recursos visuais que explanem a comunicação não-verbal e a língua de sinais, disponibilizando-os em formatos acessíveis para diferentes públicos.

2025 – Atual
Mimese no tecido literário de Maria Valéria Rezende
Coordenação: Deivanira Vasconcelos Soares
Descrição: Maria Valéria Rezende, nome relevante da literatura brasileira contemporânea traz para a cena da arte, a persona popular que não olharia em si motivos para dizer-se. Esse projeto de pesquisa analisa suas personagens, mulheres e homens de vida comum, que dão-se a conhecer em histórias que humanizam o ser e a existência subalternos. O olhar analítico perpassa o fazer da escritora que apresenta as vozes do chão, em uma elaboração estética de quem precisa situar a recepção do conjunto narrado. Objetivamos compreender como, nas narrativas/reflexões, ela mistura a voz da autoria com a perspectiva de um enredo em defesa de seus personagens e propõe o pensamento da humanização do ser da ficção, sabendo-se no exercício da ficcionalização de humanos reais. As mulheres e os homens das histórias escritas por Rezende são sujeitos da história e da narrativa, do chão, da realidade, da ideia e do sonho. Assim, esse projeto estuda essas personagens em suas ligações com o real, na perspectiva que forma a consciência do mundo e do texto.

2024 – Atual
Escritas literárias negra: vozes afro-brasileira em movimento
Coordenação: Edna Sousa Cruz
Membros: Rackel Lopes de Araújo Sousa, Thaís Fernanda Medeiros Dias, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Ivana Ferreira Bianco, Ariston Soares Ribeiro, Abigail dos Santos Neres Soares, Andrelino de Sousa Pereira Neto.
Descrição: Este projeto de pesquisa está em conformidade com a Lei de política afirmativas 10.639/2003. Este marco legal determina que a inserção da história, cultura e literaturas afro-brasileira e africanas seja requisito obrigatório no contexto formal de educação brasileira, em todos os níveis de ensino. Norteados pelo que estabelece a mencionada Lei, partimos da ideia que o trabalho com as literaturas afro-brasileira e a africana, deve ser compreendido como projeto de presença cotidiana de um processo formativo a ser desenvolvido no espaço educacional. O projeto intenta analisar como ocorre na escritura das autoras Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, e Chimamanda Ngozi Adichie- Americanah e Meio Sol Amarelo, a desconstrução de representações que, comumente, são associadas à mulher negra. O projeto dialoga com os objetivos do Programa de Pós Graduação em Letras PPGLe/UEMASUL e da linha de pesquisa Literatura, Diálogos e Saberes no que se refere ao desenvolvimento de investigações literárias no contexto educacional que colaborem para a construção e preservação da memória e identidade regional entrelaçada com as literaturas afro-brasileira e africana, aqui entendidas como instrumentos de reconquista da humanidade de negros e negras tão comumente objetificados na literatura eurocêntrica.

2025 – Atual
Projeto FCI – CIN(E)SCOLA
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros:
Rute Maria Chaves Pires, Mariana Soares dos Santos, Kayron Kaic da Silva Sousa, Saulo Lopes de Sousa, Deivanira Vasconcelos Soares, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Antonio Coutinho Soares Filho, Kezia da Silva Calixto, Júlio Lopes Cruz, Monica Assuncao Mourão, Eliesio Costa Lima, Ana Carolina Freitas de Farias, Eduardo Oliveira Melo, Ariane Ferreira de Lima, Maria da Guia Taveiro Silva, Allan Kayan Dias Carneiro, Alanessa Nikole Carvalho da Silva, Rayssa de Sousa da Silva, Léo Daniel de Conceição, Èrika Rodrigues SIlva Jerônimo, Frida Bárbara Leite Medeiros
Descrição: Projeto em parceria com O Núcleo Imperatrizense de Cinema Experimental – NICE. Com o objetivo de oferecer oficinas gratuitas de formação (letramento literário), focadas na poesia das O projeto CIN(E)SCOLA tem como proposta promover oficinas gratuitas de formação e educação cultural na área do audiovisual, para estudantes da rede pública de ensino de Imperatriz, objetivando ampliar e garantir a a criação e produção artística e cultural relacionadas à cultura e à arte imperatrizense, em especial o audiovisual (registro, formação, produção e exibição) e, ao mesmo tempo, estimular a ocupação de espaços públicos e privados e dar visibilidade às diversas iniciativas/ações culturais voltadas para a diversidade e diálogos interculturais. Além da oficinas será realizada a Mostra Itinerante Cin(e)sacola, com exibição gratuita de filmes brasileiros/maranhenses/imperatrizenses, seguida de rodas de conversas, debates, oportunizando aos estudantes e professores o acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural. Como também, a inclusão cultural daqueles a quem é negado a oportunidade de aproximação, fruição de produções/manifestações culturais, como a população de baixa renda, jovens, pessoas negras, indígenas, com deficiência, LGBTQIAP+, como maneiras de combate às desigualdades sociais e fortalecimento da autonomia social das comunidades.Os filmes nacionais, maranhenses, locais, como produções culturais, estampam na tela o intercambiar entre diferentes segmentos, comunidades, regiões. Como também, ação permanente de proteção ao patrimônio cultural material, imaterial e promoção das memórias, manifestações culturais populares e tradicionais comunitárias, do país, região, local, a ressoar em cada um dos espectadores que é dado a oportunidade de ter acesso. O projeto com gestão compartilha, busca, a partir das parcerias, articulações com as redes sociais e dessas com a educação, e a colaboraração, participação dos seus membros na composição de conselhos, comissões, como espaços de participação e incidência política de formação, produção e difusão sociocultural.

2025 – Atual
Projeto FCI – POESIA-CANÇÃO. Literatura e Música na Escola
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Mônica Assunção Mourão, Mariana Soares dos Santos, Kayron Kaic da Silva Sousa, Sônia Maria Nogueira, Kátia Carvalho da Silva, Saulo Lopes de Sousa, Deivanira Vasconcelos Soares, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Antonio Coutinho Soares Filho, Kezia da Silva Calixto, Júlio Lopes Cruz, Eliesio Costa Lima, Eduardo Oliveira Melo, Ariane Ferreira de Lima, Maria da Guia Taveiro Silva, Allan Kayan Dias Carneiro, Alanessa Nikole Carvalho da Silva, Léo Daniel de Conceição, Èrika Rodrigues SIlva Jerônimo.
Descrição: Projeto em parceria com a Academia Imperatrizense de Letras – AIL.Com o objetivo de oferecer oficinas gratuitas de formação (letramento literário), focadas na poesia das canções imperatrizenses e da música popular brasileira, para estudantes das escolas públicas de Imperatriz, o projeto POESIA-CANÇÃO: LITERATURA E MÚSICA NA ESCOLA, visa ampliar e garantir o reconhecimento da criação e produção artística e cultural da poesia presente na música brasileira, maranhense e imperatrizense. Além das oficinas, ocorrerá a exposição itinerante A POESIA DA CANÇÃO, que consta a exibição das capas de LPs da MPB (acervo de aproximadamente 300 vinis), painéis com letras-poemas musicais e dados biográficos dos artistas. Cada exposição será dedicada a um artista brasileiro, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Djavan, Fagner, Maria Bethânia, Elis Regina, Gal Costa, entre outros, escolhidos pelos professores das escolas. Durante a exposição, os vinis do artista selecionado serão tocados em uma vitrola. O projeto busca, também, ocupar espaços públicos e privados para dar visibilidade a iniciativas culturais que promovem a diversidade e o diálogo intercultural. Possibilitando o acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural. A inclusão cultural será uma prioridade, especialmente para populações de baixa renda, jovens, pessoas negras, indígenas, com deficiência e membros da comunidade LGBTQIAP+. Ações desenvolvidos como forma de combater as desigualdades sociais e fortalecer a autonomia social das comunidades. Além disso, a exposição proporcionará intercâmbio entre diferentes segmentos da comunidade, viabilizando o reconhecimento de poetas, compositores e cantores nacionais e locais. Ação que, de certa maneira, busca proteger o patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, e valorizar as memórias e manifestações culturais populares e tradicionais comunitárias, por meio da música e da poesia. Com uma gestão colaborativa, o projeto busca estabelecer parcerias e articulações com redes sociais e o setor educacional, incentivando a participação dos membros em conselhos e comissões, criando espaços de envolvimento e incidência política na formação, produção e difusão sociocultural.

2024 – Atual
Projeto FCI – NAS VEREDAS DA LITERATURA IMPERATRIZENSE: nossas palavras, nossas histórias
Coordenador: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Mariana Soares dos Santos, Kayron Kaic da Silva Sousa, Deivanira Vasconcelos, Gilmar Pereira da Silva, José de Ribamar Silva, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Kezia da Silva Calixto, Júlio Lopes Cruz, Eliesio Costa Lima, Eduardo Oliveira Melo, João Batista Pereira Silva, Dayane Pereira Barroso, Liratelma Alves Cerqueira, Ariane Ferreira de Lima, Maria Eduarda Vilas, Ana Beatriz Correia da Silva, Allan Kayan Dias Carneiro, Maria Raimunda Feitosa Almeida, Saulo Lopes de Sousa, Ariston de França, Léo Daniel de Conceição, Larrissa Sá Mota, Èrika Rodrigues Silva Jerônimo, Milene Oliveira Assunção.
Descrição: O projeto objetiva realização do mapeamento e registro da literatura imperatrizense. Com a produção de 20 curtas, realizado em suporte digital, com duração de 15(quinze) minutos, do gênero documentário histórico-biográfico, que elege como personagens os escritores imperatrizenses: Adriana Moulin, Agostinho Noleto, Ariston de Fraça, Gilmar Pereira, Julio Pires, Lilia Diniz, Liratelma Alves Cerqueira, Livaldo Fregona, Tereza Bonfim, Zeca Tocantins e outros, tendo como pano de fundo o tecer de uma narrativa que busca resgatar a história da literatura imperatrizense desde os primórdios, ao Grupo Literário de Imperatriz (GRULI), Academia de Letras de Imperatriz (AIL) e novos autores. Como documentário a registrar histórias, memórias, pretende-se além do registro, tornar o filme acessível à comunidade, em especial, aos professores e alunos da rede pública de ensino de Imperatriz e das Instituições de Ensino Superior como forma de (re)conhecimento, valorização, reflexões relacionadas à produção literária imperatrizense e como instrumento pedagógico na sala de aula.

2023 – Atual
Projeto UEMASUL – NOSSAS HISTÓRIAS, NOSSAS MEMÓRIAS
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Maria da Guia Taveiro Silva, Mariana Soares dos Santos, Dayane do Nascimento Brito Melo, Kayron Kaic da Silva Sousa, Deivanira Vasconcelos Soares, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Kezia da Silva Calixto, Júlio Lopes Cruz, Eliesio Costa Lima, Maria Eduarda Lindoso Silva Porto, Eduardo Oliveira Melo, João Batista Pereira Silva, Ariane Ferreira de Lima, Ana Beatriz Correia da Silva, Allan Kayan Dias Carneiro, Maria Raimunda Feitosa Almeida, Saulo Lopes Sousa, Léo Daniel de Conceição, Èrika Rodrigues Silva Jerônimo, Milene Oliveira Assunção, Larissa Sá Mota.
Descrição: O projeto objetiva realização do mapeamento e registro de parte do processo educacional imperatrizense a partir da criação da Faculdade Estadual de Imperatriz, e o primeiro Curso Superior em Imperatriz (Licenciatura Curta em de Letras) até a criação do primeiro programa de Pós-graduação da UEMASUL. Além do material fotográfico, videográficos, serão produzidos curtas do gênero documentário histórico-biográfico, que elege como personagens docentes, técnicos e discentes envolvidos. Como documentário a registrar histórias, memórias, pretende-se além do registro, tornar o material acessível à comunidade, em especial, aos professores e alunos da rede pública de ensino de Imperatriz e das Instituições de Ensino Superior como forma de (re)conhecimento, valorização, reflexões relacionadas à história imperatrizense.

2022 Atual
Projeto UNIVERSAL FAPEMA CIN(E)NSINO
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Mônica Assunção Mourão, Maria da Guia Taveiro Silva, Roberto Ferreira da Rocha, Mariana Soares dos Santos, Eliana Kiara Viana Lima, Sônia Maria Nogueira, Saulo Lopes de Sousa, Deivanira Vasconcelos Soares, Eronilde dos Santos Cunha, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Raimundo Lima dos Santos, César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Mayara Alexandre Costa, Kezia da Silva Calixto, Raniere Nunes da Silva, Emerson Gabriel Rodrigues Almeida, Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Júlio Lopes Cruz, Pedro Wildemberg Ribeiro Pereira, Jean Charles Ribeiro Chagas, Eliesio Costa Lima, Rauan Janderson Sousa da Costa, Thiago Conceição dos Anjos, Matheus do Nascimento Silva, Rogério Fernandes dos Santos, Raffaella Andréa Fernandez, Ana Carolina Freitas de Farias, Fernanda Suelen Freitas da Silva, Eduardo Oliveira Melo, João Batista Pereira Silva, Rodrigo José Rodrigues Maciel, Francivan Almeida Silva, Raianny Oliveira da Silva, Anne Carine Lemos Cardoso Costa, Andreson Alex Moreira Lima.
Descrição: Em sua trajetória, o ensino teve como sustentação a transmissão oral e escrita do conhecimento, de tal maneira que o mundo das imagens sempre foi negligenciado. A escrita consolidouse, a partir das ideias positivistas cristalizadas no século XIX, como receptáculo legítimo e inquestionável do saber. Ao professor, coube o papel solitário e igualmente incontestável de propagador das informações, e do aluno, buscouse o espectador passivo, sem reflexão, discussão eou participação na construção desse conhecimento. Contraditoriamente a isso, o último século firmou os novos meios de comunicação, em especial o cinema, que inseriu novas formas de leitura e representação do real no cotidiano da sociedade, implicando numa mudança não apenas comportamental, mas de ações como um todo. Uma dessas ações encontra-se no processo de inserção do cinema em sala de aula.

2021 Atual
EDUCAÇÃO E HUMANIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL MARANHENSE
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Maria da Guia Taveiro Silva, Andréa Teresa Martins Lobato, Emanoel Cesar Pires de Assis, Andre Luis Silva Dos Santos, Ana Livia Bomfim Vieira, Monica Piccolo Almeida Chaves, Ana Lucia Cunha Duarte, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Mariana Aparecida De Oliveira Ribeiro, Lucelia De Sousa Almeida, Vanda Maria Leite Pantoja Un, Jesus Marmanillo Pereira, Antonio De Assis Cruz Nunes, Jose Carlos De Melo.
Descrição: Este projeto trata do Plano de desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) Emergentes e em consolidação nas Áreas Prioritárias para o Maranhão (MA) através do apoio à manutenção, fortalecimento, consolidação e ascensão dos PPG stricto sensu do MA referente ao Edital CAPES 182020, obtidos na Oficina de Prioridades com o governo estadual, universidades e empresas nas áreas de Saúde, Agrárias e Desenvolvimento Regional, Tecnologias para o desenvolvimento e Educação e Humanidades.

2025 – Atual
Grupo de Pesquisa em Práticas Sustentáveis do Estudo da Língua | GPGram
Coordenação: Jaquelene Mendes
Descrição: O GPGram Grupo de Pesquisa em Estudos Sustentáveis da Gramática tem como objetivo investigar a gramática da língua portuguesa em uma perspectiva interdisciplinar, funcional, crítica e científica, articulando os estudos da Linguística Aplicada à prática pedagógica e à formação docente. O grupo parte do entendimento de que a gramática deve ser compreendida como prática viva, significativa e situada, capaz de promover a autonomia, a consciência linguística e a formação cidadã.Essa proposta responde a um dos grandes desafios da educação básica: tornar o ensino dos componentes curriculares significativo para os estudantes, rompendo com práticas reprodutivistas e conectando a aprendizagem à realidade social dos educandos. Resultados de avaliações externas, como o SAEB, evidenciam lacunas na aprendizagem e fragilidades no ensino, o que demanda estratégias pedagógicas mais eficazes e sustentáveis.Nesse contexto, a educação científica emerge como uma abordagem promissora, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento da educação linguística. Para que essa transformação ocorra, destaca-se a importância da aplicação de materiais pedagógicos inovadores e da formação docente pautada na pesquisa e na prática investigativa. Assim, mais do que uma abordagem curricular, a educação científica pode se consolidar como eixo estruturante para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e conscientes.O GPGram busca, portanto, promover práticas que envolvam investigação, análise criteriosa e contextualização do conhecimento, contribuindo para uma aprendizagem ativa e problematizadora. Projetos interdisciplinares, experimentações didáticas, retextualização de materiais, incentivo à formulação de perguntas e à análise crítica são exemplos de estratégias investigadas e valorizadas pelo grupo.

2021 – Atual
Diálogos contemporâneos e intertextuais
Coordenação: Kátia Carvalho da Silva Rocha
Membros: Saulo Lopes de Sousa, Deivanira Vasconcelos Soares, Kézia da Silva Calixto, Brenda da Silva Dias, Eronildes dos Santos Cunha, Allan Kayan Dias Carneiro.
Descrição: Promover pesquisas de forma que graduandos de letras e de outras licenciaturas, professores do ensino médio e fundamental, e outros interessados – a perceberem a riqueza das descobertas e discussões provocadas pelos diálogos estabelecidos entre a literatura, cinema, outras artes e mídias.

2024 – Atual
SABERES E CULTURAS INDÍGENAS NO MESTRADO EM LETRAS DA UEMASUL: as práticas docentes e a aplicabilidade da lei 11.645/2008
Coordenação: Lilian Castelo Branco de Lima
Membro: Tatiana Santos Oliveira
Descrição: Este projeto de pesquisa será desenvolvido no Mestrado em Letras da UEMASUL, com abordagem metodológica da pesquisa de campo, qualitativa e participante. Com os seguintes objetivos: Geral: Analisar como as ações dos docentes do Mestrado em Letras da UEMASULatendem à Lei n 11.645/2008 em suas práticas pedagógicas. Específicos: Investigar quais atividades que envolvem as temáticas etnicorraciais são realizadas no Mestrado em Letras,principalmente voltadas aos povos indígenas; Conhecer a recepção dos discentes sobre ações,discussões teóricas, projetos e livros literários etnicorraciais voltados para atender a Lei n11.645/2008; Verificar quais ações de extensão são executadas por alunos e professores demodo a atender as questões etnicorraciais; Produzir um material didático-pedagógico comoproposta para se trabalhar saberes e culturas indígenas na Educação Básica.
2022 – Atual
SABERES, MEMÓRIA, IDENTIDADE ÉTNICA E TRADIÇÃO PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E DA LITERATURA
Coordenação: Lilian Castelo Branco de Lima
Membros: Walquiria Lima da Costa, Tatiana Santos Oliveira, Jeffrey Marley da Silva Miranda, Beatriz Pontes de Oliveira, Asenate Reis Santiago, Janiely Sousa Santos, Daniele Silva Rodrigues, Wanessa Kewry dos Santos Nascimento, Luciana Lima Reis, Lilian Neto Gomes, Gisely de Castro Oliveira, Kayro Santos Conceição
Descrição: Com uma rica diversidade étnica, o Brasil é um país com muitos silenciamentos sobre as memórias e identidades ancestrais, em particular as dos povos originários e africanos e afro-descendentes. Realidade que motivou a criação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, determinando a obrigatoriedade do estudo sobre os saberes, história e artes indígenas e afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino de educação básica. No entanto, tal obrigatoriedade se faz necessária também nas universidades, em especial, nos cursos de licenciatura, pois para que o/a professor/a possa trabalhar com essas questões em sala de aula, ele/a por sua vez, precisa ter uma formação adequada. Nesse cenário, este projeto se dedica a lançar o olhar para as ancestralidades brasileiras, com ênfase para estudar como as epistemologias, as memórias e identidades ancestrais são visibilizadas e/ou silenciadas nos ambientes e processos educacionais e nas literaturas. O projeto adotará a metodologia da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e buscará discutir sobre o papel das narrativas literárias para as sociedades indígenas e afro-brasileiras;Investigar sobre as características das produções literárias de autoria indígena e negra ; Verificar a percepção de alunos da educação básica e universitária sobre as memórias e identidades ancestrais indígenas e afro-brasileiras; Analisar como a escola da educação básica e a universidade vêm trabalhando para atender as referidas leis. Ressalta-se que as discussões teóricas se fundamentarão nos estudos sobre educação antirracista, interculturalidade, literaturas indígenas e afro-brasileira e letramento literário.
2024 – Atual
Levantamento do inventário grafo-fono-fonológico da língua krikati
Coordenação: Márcia Suany Dias Cavalcante
Membros: Neliane Raquel Macedo Aquino, Valéria Costa Almeida
2024 – Atual
Redação e impacto social: análise sobre os temas de redação ENEM
Coordenação: Márcia Suany Dias Cavalcante
Membros: Neliane Raquel Macedo Aquino, Lígia Mikaelly dos Reis Silva
2021 – Atual
Léxico e Ensino: teoria e prática no contexto escolar
Coordenação: Márcia Suany Dias Cavalcante
Membros: Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho, Alexandre da Silva Sousa, Maria Célia Dias de Castro, Aleilde Tavares Silva, Jeferson dos Santos da Silva, Francisco Alves dos Santos.
Descrição: Busca investigar como as questões lexicais são tratadas na escola, a partir de análises de livros didáticos de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, bem como a partir do processo de nomeação de lugares, sobretudo, da região Tocantins.
2024 – Atual
ATEMA PERCORRENDO A TOPONÍMIA DA MESORREGIÃO NORTE, MICRORREGIÃO DA BAIXADA MARANHENSE
Coordenação: Maria Célia Dias de Castro
Membros: Gisélia Brito dos Santos, Melquíades Pacelli, Vanessa Nunes da Silva, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Marta Helena Facco Piovesan, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Sérgio Nolêto Turibus, Luciano Façanha Maques, Marcia Suany Dias Cavalcante, Jakson Ferreira de Sousa, Alexandre Maia Lima.
Descrição: Levantamento e análise dos topônimos da microrregião da Baixada Maranhense, precisamente com os municípios de Anajatuba, Arari, Cajari, Conceição do Lago Açu, Vitória do Mearim, Bela Vista do Maranhão, Igarapé do Meio, Matinha, Monção, Penalva, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, São João Batista, Pedro do Rosário, Viana, São Vicente Ferrer, Palmeirândia, Peri Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney e Santa Helena, de forma que esses resultados possam compor o Atlas Toponímico do Estado do Maranhão ATEMA, a partir dos dados oficiais das cartas geográficas constantes na base do IBGE, contribuindo no sentido de esses resultados da pesquisa serem socializados para fortalecerem os saberes locais.
2024 – Atual
ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ATEMA: Mesorregião Norte Maranhense
Coordenação: Maria Célia Dias de Castro
Membro: Gisélia Brito dos Santos, Vanessa Nunes da Silva, Melquíades Pacelli Sandes Barros, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Marta Helena Facco Piovesan, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Sérgio Noleto Turibus, Jakson Ferreira de Sousa, Alexandre Maia Lima.
Descrição: Este projeto visa realizar o cadastramento na plataforma do ATEMA e realizar a sistematização e interpretação dos dados das microrregiões da Mesorregião Norte, continuando com o levantamento dos dados dos municípios das microrregiões de Aglomeração Urbana de São Luís, Microrregião de Rosário e Microrregião dos Lençóis Maranhenses, Microrregião da Baixada Maranhense, Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, Microrregião de Itapecuru Mirim, de forma que esses resultados possam compor o Atlas Toponímico do Estado do Maranhão ATEMA, a partir dos dados oficiais das cartas geográficas constantes na base do IBGE, contribuindo no sentido de socializar os resultados da pesquisa e fortalecer os saberes locais.
2022 – Atual
ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO- ATEMA: Sistematização das mesorregiões Oeste Maranhense, Centro Maranhense e Leste Maranhense
Coordenação: Maria Célia Dias de Castro.
Membro: Gisélia Brito dos Santos, Melquíades Pacelli, Vanessa Nunes da Silva, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Marta Helena Facco Piovesan, Susan Cleide Martins Figueiredo, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Sérgio Noleto Turibus, Geane Martins Mendes.
Descrição: O projeto ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ? ATEMA: Sistematização das mesorregiões Oeste Maranhense, Centro Maranhense e Leste Maranhense objetiva sistematizar os dados dos municípios já elencados na plataforma do ATEMA e pesquisar os municípios restantes destas mesorregiões.
2024 – Atual
FORTALECIMENTO DO PPGLe: ESTRUTURA ACADÊMICA E GERENCIAL – (FAPEMA)
Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva
Membros: Gilberto Freire de Santana – Integrante, Luma de Souza de Oliveira – Integrante.
Descrição: O Projeto foca no fortalecimento do PPGLe, de seu curso de Mestrado e, consequentemente, contribuir para os fundamentos de um Doutorado em letras, neste Programa. Um curso de Doutorado em letras nesta região, representa, em muitos casos, a oportunidade que muitos têm de obter este título e, consequentemente, estar mais qualificado para contribuir quantitativa e qualitativamente com a formação de recursos humanos, bem como com o desenvolvimento da educação e a produção científica do estado.
2023 – Atual
Projeto de PESQUISA – (UNIVERSAL /CNPq) – O ensino de língua portuguesa para alunos de escolas rurais que realizam regra linguística não-padrão
Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva
Membros: Orleane Evangelista de Santana, Beatriz Santana do Carmo, Renato Sousa Linhares, Ana Carolina Freitas de Farias, Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Cláudia Lúcia Alves, Eliene da Conceição Araújo, Alana Mirella Xavier Farias, Cícero da Silva, Esmeralda Figueira Queiroz, Camila Perez da Silva, Camila Rodrigues Viana, Carla Bastiani, Girlene Ribeiro de Jesus, Ilma Maria de Oliveira Silva, Emanuelle Feitosa de Assis, Maria Ramylle Silva Lima, Thais Sousa Silva, Gilcilene Alves Dantas Leal, Maria do Socorro Gomes Macedo, Francisco de Assis Moura Ferreira, Aline de Jesus Conceição França, Luma de Souza de Oliveira, Ana Paula Oliveira dos Santos, Marcus de Arruda Marinho.
Descrição: O contexto é a educação básica na zona rural, atenção que merece atenção especial por suas peculiaride e importância. O foco é especialmente na linguagem em escolas do campo, é refletir sobre a realização de regras não padrão por alunos deste contexto. Na maioria das vezes, alunos desse tipo de escola enfrentam mais dificuldade para aprender e fazer uso da norma culta/padrão da língua. Ademais, nem todos os professores que trabalham nesse tipo de escola, conhecem ou fazem uso da teoria sociolinguística, que pode contribuir com as questões de uso da língua, bem como dar suporte ao processo de ensino de língua. Em escolas de classes desfavorecidas; de contextos sociocultural e economicamente menos favorecidas, as desigualdades educacionais são mais aparentes, cujas causas devem ser pesquisadas, e a diferença linguística podem ser uma delas. Nesse contexto, o projeto visa contribuir para a compreensão de como ocorre e como o professor pode melhor mediar o processo de ensino da língua materna, focalizando a questão do tratamento da variação linguística dos alunos de escolas rurais, especialmente os dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
2022 – Atual
Projeto de PESQUISA – (UEMASUL) – Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa para alunos que realizam regra linguística não-padrão no contexto escolar
Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva
Membros: Domingas Alves Bandeira, Gilberto Freire de Santana, Francisco de Assis Carvalgho de Almada, Orleane Evangelista de Santana, Beatriz Santana do Carmo, Ana Carolina Freitas de Farias, Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Matheus Carvalho Lima, Jocicleia Morais Bezerra, Simara Costa Barbosa, Julia Cristine de Aquino Souza, Brenda da Silva Dias, Denise Alves Cardoso, Gilcilene Alves Dantas, Andressa Caroline Ferreira Vieira, Alana Mirella Xavier Farias, Camila Rodrigues Viana, Thadielley da Silva Teixeira Cruz, Alice de Sousa Rocha, Emanuelle Feitosa de Assis, Maria dos Reis Conceição Brito, Francisco de Assis Moura Ferreira, Luma de Souza de Oliveira, Ana Paula Oliveira dos Santos, Marcus de Arruda Marinho, Verônica Almeida Moreira, Celso Silva da Cruz, Larissa Pinheiro da Silva, Eli Lucas Dantas, Laiana Natiele Silva Ribeiro, Laura Lise Bruno e Silva.
Descrição: A pesquisa visa investigar como ocorre o ensino de língua portuguesa para alunos de anos iniciais da educação básica pública, que realizam regra linguística não-padrão. Assim, ela pode contribuir para a compreensão de como ocorre e como o processo de ensino da língua materna pode ser melhor mediado, focalizando a realização de regra linguística não-padrão pelos alunos de escolas públicas, especialmente os do Ensino Fundamental. Esta pesquisa pode contribuir para o fortalecimento do ensino no estado do Maranhão, de forma que os resultados educacionais sejam melhores, frente às avaliações oficiais, mas, principalmente, haja mais desenvolvimento dos alunos da etapa alvo deste estudo.
2018 – Atual
Poesia Nossa de Cada Dia
Coordenação:Mônica Mourão
Membros: Márcia Suany Cavalcante, Antônio Coutinho Soares Filho, Márcia Maria da Conceição de Carvalho
Descrição: O projeto de pesquisa tem como principal objetivo o estudo do texto literário e sua relevância nas aulas de língua e literatura, principalmente em turmas da educação básica, da rede pública de ensino..
2024 – Atual
Segurança cibernética e proteção de dados: desafios e perspectivas para diminuição dos casos de ataque
Coordenação: Neliane Raquel Macedo Aquino
Membros: Varley Santos de Sa, Leonardo Leal Moraes
Descrição: O presente estudo visa analisar a segurança cibernética e proteção de dados, e os índices atuais que são propulsores para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Essa pesquisa se justifica em virtude de a segurança dos dados apresentar-se atualmente como um óbice, uma vez que as técnicas evoluem e a expansão das violações também. Em vista disso, faz-se necessário analisar o papel da segurança cibernética e a ocorrência dos ataques, observando a correlação dessa interação. Para isso, assume-se o recorte de obras dos últimos 7 anos e que não foram aprofundadas em uma tipologia única de invasão. Essa análise contribuirá para discutir a função da segurança cibernética na área de tecnologia da informação e como suas técnicas possuem a capacidade de reduzir os índices. A partir das análises dos dados, será possível pensar em desenvolvimento de estratégias e soluções tecnológicas no campo da segurança cibernética futuramente.
2024 – Atual
Escrevivências e identidade: análise dos espaços imperatrizenses na obra Osculário de Antônio Coutinho
Coordenação: Neliane Raquel Macedo Aquino
Membros: Ana Lívia Milhomem Neres
Descrição: O presente projeto visa analisar a descrição e simbologia dos espaços da cidade de Imperatriz no livro de contos Osculário, de autoria de Antônio Coutinho (2014). A referida obra, premiada pela Academia Imperatrizense de Letras em 2023, apresenta os espaços próprios e simbólicos da cidade de Imperatriz, proporcionando um convite não apenas para conhecer a cidade pela literatura, mas para compreender a simbologia que esses espaços carregam em cada conto. O termo “escrevivências, cunhado pela grandiosa Conceição Evaristo, evidencia a relação entre experiência vivida e literatura. Neste livro, desde o significante rio Tocantins até as igrejas, ruas esburacadas e mal cuidadas, os espaços físicos vão-se apresentando como lugar de reflexão dos personagens que vivem na cidade. Assim, encontramos na obra mais do que descrição de espaço, é possível encontrar valores e interpretar esses espaços como parte de uma identidade imperatrizense. Nesse sentido, este projeto objetiva analisar a descrição dos espaços narrados em cada conto, tanto em seu aspecto histórico-geográfico quanto em seu aspecto semântico e sua relação com a identidade imperatrizense. Para tanto, caminharemos em uma proposta metodológica qualitativa, conforme Durão (2020), com análise de textos e apoio na teoria da literatura, nas informações históricas e geográficas da cidade de Imperatriz. Espera-se, ao final, que a análise contribua para a divulgação da literatura local, sua relevância e valorização da identidade do imperatrizense.
2024 – Atual
Levantamento do inventário grafo-fono-fonológico da língua krikati
Coordenação: Neliane Raquel Macedo Aquino
Membros: Marina Reis Pinheiro
Descrição: A pesquisa visa realizar um levantamento grafo-fono-fonológico para composição dos aspectos básicos da fonologia e ortografia Krikati, língua indígena do povo Krikati que mora na aldeia Jerusalém. Essa pesquisa nasce do anseio da própria comunidade que pediu auxílio para promoção da preservação de sua língua e, por conseguinte, de sua cultura. Por se tratar de língua indígena, essa língua encontra-se em uso oral, porém com raros registros escritos. Ademais, os membros professores da comunidade informaram que mesmo esses registros escritos são conflituosos pois não há um padrão pré-estabelecido que consolide sua escrita para preservação da sua forma. Como consequência, a língua vem-se perdendo com o tempo. Dessa maneira, essa pesquisa intenciona realizar o levantamento do inventário grafo-fono-fonológico da língua krikati, auxiliando na consolidação de seus fonemas, letras, sílabas e palavras. A partir do pressuposto, a pesquisa seguirá o caminho da pesquisa bibliográfica e de campo com coleta de dados sobre a língua krikati e estabelecimento dos padrões e categorias de sua língua. A pesquisa se fundamentará nos pressupostos linguísticos da fonética e fonologia, da ortografia e das línguas indígenas. Assim, o estudo compreenderá a análise dos aspectos fonéticos, fonológicos e ortográficos da língua, visando contribuir para a preservação da língua krikati.
2023 – Atual
Linguagens em Perspectiva: Tecnologias, Aquisição e Saberes no Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas
Coordenação: Neliane Raquel Macedo Aquino
Membros: Gustavo Henrique da Silva Moura, Gilvânia Elen Costa Frazão, Varley Santos de Sá, Ana Clara Pontos Miranda, Silvana Oliveira do Nascimento, Rayara Tágila de Sousa Barbosa, Francisco Eduardo Mendes dos Santos.
Descrição: O projeto investiga práticas, tecnologias e abordagens teóricas no ensino e aprendizagem de línguas e literaturas, com foco em inovação didática, aquisição de linguagem e valorização dos saberes linguísticos e culturais. A pesquisa abrange o uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais, bem como a análise e produção de tecnologias digitais para o ensino de línguas e literatura. Ainda, os estudos também podem seguir pelos caminhos da fonética e fonologia aplicadas ao ensino de línguas, tendo como foco o português como língua materna, o inglês como L2 e o português como L2 para indígenas. Os estudos desenvolvidos neste projeto visam impactar a formação docente, a produção de conhecimento na área de ensino de línguas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
Projeto UNIVERSAL/FAPEMA – CIN(E)NSINO
Coordenação: Gilberto Freire de Santana.
Membro: Sonia Maria Nogueira, Maria da Guia Taveiro Silva, Rute Maria Chaves Pires, Kátia Carvalho da Silva Rocha.
Descrição: Em sua trajetória, o ensino teve como sustentação a transmissão oral e escrita do conhecimento, de tal maneira que o mundo das imagens sempre foi negligenciado. A escrita consolidou-se, a partir das ideias positivistas cristalizadas no século XIX, como receptáculo legítimo e inquestionável do saber. Ao professor, coube o papel solitário e igualmente incontestável de propagador das informações, e do aluno, buscou-se o espectador passivo, sem reflexão, discussão e/ou participação na construção desse conhecimento. Contraditoriamente a isso, o último século firmou os novos meios de comunicação, em especial o cinema, que inseriu novas formas de leitura e representação do real no cotidiano da sociedade, implicando numa mudança não apenas comportamental, mas de ações como um todo. Uma dessas ações encontra-se no processo de inserção do cinema em sala de aula.
2022 – Atual
Projeto UNIVERSAL/FAPEMA – As redes sociais na sala de aula: o estudo da semântica da língua portuguesa
Coordenação: Sonia Maria Nogueira
Membro: Larissa de Farias Silveira, Gilberto Freire de Santana, Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão, Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho.
Descrição: O objetivo geral deste projeto consiste em refletir acerca da inserção de textos publicizados nas redes sociais no Ensino Fundamental nos finais, como recurso didático de estudo da Língua Portuguesa, em abordagem semântica.