Projetos de Pesquisa

2024 – Atual
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: o poder das estratégias
Coordenação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Membros: Leonardo Mendes Bezerra, Laíra de Cassia B. Maldaner, Antônia Aparecida Borge

Descrição: Sob essa perspectiva, objetiva-se desenvolvimento de recursos didáticos que compreendam investigação, criação e registro de estratégias de letramento literário voltadas para diferentes vertentes do insólito ficcional, que propiciem aos jovens dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio, condições de reelaboração dos sentidos do texto por meio de ações pedagógicas que aliem o reconhecimento dos elementos estéticos da narrativa e as experiências literárias e de conhecimento de mundo, de modo a promover a interação texto-leitor, a intertextualidade e o protagonismo juvenil aliado ao uso das tecnologias de informação e comunicação.

2020 – Atual
SINAIS CINEMATOGRÁFICOS, TRILHAS PEDAGÓGICAS
Coordenação: Gilberto Freire de Santana.
Membros: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Célia Maria Dias de Castro, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Maria da Guia Taveiro Silva, Lilian Castelo Branco de Lima, Sonia Maria Nogueira, Marcia Suany Dias Cavalcante, Edna Sousa Cruz.

Descrição: Descrição: O estudo da dimensão pedagógica do cinema, torna-se um ato de aquisição de conhecimentos e de reflexão crítica sobre uma faceta preponderante da nossa história cultural recente, ou seja, destes últimos cem anos em que a humanidade tem deixado as suas marcas narrativas e multiculturais em imagens e sons interligados de várias formas. De tal maneira que os conhecimentos transmitidos pelos veículos de comunicação audiovisual, em especial através do cinema, constituem aquilo que alguns autores têm chamado de um autêntico currículo paralelo, cujas implicações pedagógicas se faz necessário conhecer, reconhecer, estudar e investigar no próprio âmbito escolar, uma vez que interferem no processo normal de ensino e aprendizagem, quer no que diz respeito aos efeitos cognitivos mais específicos, quer no tocante à esfera mais global dos valores, das atitudes e dos padrões de comportamento e ideologias.

 

2016 – Atual
NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO DA NARRATIVA
Coordenação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Membros:  Lilásia Chaves de Arêa Leão, Marta Helena Facco Piovesan, Ana Patrícia Martins, Leonardo Mendes Bezerra, Terezinha de Jesus Maia Lima, Vanessa Nines da Silva, Laísa de Cassia Barros Ferreira Maldaner, Ana Maria Marques, Antônia Aparecida Borge, Terezinha de Jesus Amaral da Silva, Antonio Ismael Lopes de Sousa, Maria Sousa.

Descrição: Privilegiam-se pesquisas em torno da narrativa em um sentido amplo, compreendendo manifestações literárias e não-literárias em seus mais diferentes suportes expressivos, tais como, registro verbal oral e escrito, registro não-verbal, filme, game, quadrinhos, desenho, grafite, romance gráfico, etc. Espera-se que os estudos mais avançados em relação à investigação da narrativa possam apontar inovações metodológicas que dinamizem o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Letras do CESBA/UEMA, futuros professores de língua e literatura do município de Balsas e da região Sul do Maranhão.

2023 – Atual
MÃOS QUE FALAM, DISCUTEM E REFLETEM
Coordenador: Claudia Lucia Alves
Membros: Claudilene de Sousa Alves,  Éryka Vitória Nascimento Fernandes, Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana, Leylla Gabryelle Carvalho de Moraes Guimarães, Ramayane Almeida dos Santos de Aquino, Martha Macedo do Nascimento, Isaque Pereira dos Santos, Neuracy de Cena Damasceno Lima, Vitor Emanuel Santana Silva, Erik Henrique Silva Furtado de Miranda, Ellen Vitória Sousa e Silva, Israela Débora Sousa Silva, Wesley Veloso Cardos – Daiane Avelino Araújo Bezerra, Mayra Caroline Sousa de Abreu, Ana Raquel de Sousa Rocha Rafael dos Santos Silva.

Descrição: Objetivo Geral: Promover a inclusão e a conscientização sobre a comunicação não verbal e a língua de sinais, integrando surdos e ouvintes através de atividades interativas e a criação de materiais didáticos-pedagógicos que incentivem a reflexão sobre a diversidade e a importância da acessibilidade em diferentes espaços e contextos. Objetivo Específicos: – Fomentar a conscientização e a sensibilização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.- Criar um espaço de discussão e reflexão entre surdos e ouvintes como palestra, seminários, oficinas, rodas de conversas, que seja acessível e inclusivo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.- Utilizar a arte como meio de expressão para discutir temas relacionados à surdez incentivando a participação ativa e interativa da comunidade surda e ouvinte.- Criar materiais didáticos-pedagógicos e recursos visuais que explanem a comunicação não-verbal e a língua de sinais, disponibilizando-os em formatos acessíveis para diferentes públicos.

2024 – Atual
Escritas literárias negra: vozes afro-brasileira em movimento
Coordenação: Edna Sousa Cruz
Membros: Rackel Lopes de Araújo Sousa, Thaís Fernanda Medeiros Dias, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Ivana Ferreira Bianco, Ariston Soares Ribeiro, Abigail dos Santos Neres Soares, Andrelino de Sousa Pereira Neto.

Descrição: Este projeto de pesquisa está em conformidade com a Lei de política afirmativas 10.639/2003. Este marco legal determina que a inserção da história, cultura e literaturas afro-brasileira e africanas seja requisito obrigatório no contexto formal de educação brasileira, em todos os níveis de ensino. Norteados pelo que estabelece a mencionada Lei, partimos da ideia que o trabalho com as literaturas afro-brasileira e a africana, deve ser compreendido como projeto de presença cotidiana de um processo formativo a ser desenvolvido no espaço educacional. O projeto intenta analisar como ocorre na escritura das autoras Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, e Chimamanda Ngozi Adichie- Americanah e Meio Sol Amarelo, a desconstrução de representações que, comumente, são associadas à mulher negra. O projeto dialoga com os objetivos do Programa de Pós Graduação em Letras PPGLe/UEMASUL e da linha de pesquisa Literatura, Diálogos e Saberes no que se refere ao desenvolvimento de investigações literárias no contexto educacional que colaborem para a construção e preservação da memória e identidade regional entrelaçada com as literaturas afro-brasileira e africana, aqui entendidas como instrumentos de reconquista da humanidade de negros e negras tão comumente objetificados na literatura eurocêntrica.

2024 – Atual
Projeto FCI – NAS VEREDAS DA LITERATURA IMPERATRIZENSE: nossas palavras, nossas histórias
Coordenador: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Mariana Soares dos Santos, Kayron Kaic da Silva Sousa, Deivanira Vasconcelos, Gilmar Pereira da Silva, José de Ribamar Silva, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Kezia da Silva Calixto,  Júlio Lopes Cruz,  Eliesio Costa Lima, Eduardo Oliveira Melo, João Batista Pereira Silva, Dayane Pereira Barroso, Liratelma Alves Cerqueira, Ariane Ferreira de Lima, Maria Eduarda Vilas, Ana Beatriz Correia da Silva, Allan Kayan Dias Carneiro, Maria Raimunda Feitosa Almeida, Saulo Lopes de Sousa, Ariston de França, Léo Daniel de Conceição, Larrissa Sá Mota, Èrika Rodrigues Silva Jerônimo, Milene Oliveira Assunção.

Descrição: O projeto objetiva realização do mapeamento e registro da literatura imperatrizense. Com a produção de 20 curtas, realizado em suporte digital, com duração de 15(quinze) minutos, do gênero documentário histórico-biográfico, que elege como personagens os escritores imperatrizenses: Adriana Moulin, Agostinho Noleto, Ariston de Fraça, Gilmar Pereira, Julio Pires, Lilia Diniz, Liratelma Alves Cerqueira, Livaldo Fregona, Tereza Bonfim, Zeca Tocantins e outros, tendo como pano de fundo o tecer de uma narrativa que busca resgatar a história da literatura imperatrizense desde os primórdios, ao Grupo Literário de Imperatriz (GRULI), Academia de Letras de Imperatriz (AIL) e novos autores. Como documentário a registrar histórias, memórias, pretende-se além do registro, tornar o filme acessível à comunidade, em especial, aos professores e alunos da rede pública de ensino de Imperatriz e das Instituições de Ensino Superior como forma de (re)conhecimento, valorização, reflexões relacionadas à produção literária imperatrizense e como instrumento pedagógico na sala de aula.

2023 – Atual
Projeto UEMASUL – NOSSAS HISTÓRIAS, NOSSAS MEMÓRIAS
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Maria da Guia Taveiro Silva, Mariana Soares dos Santos, Dayane do Nascimento Brito Melo, Kayron Kaic da Silva Sousa, Deivanira Vasconcelos Soares, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Kezia da Silva Calixto, Júlio Lopes Cruz, Eliesio Costa Lima, Maria Eduarda Lindoso Silva Porto, Eduardo Oliveira Melo, João Batista Pereira Silva, Ariane Ferreira de Lima, Ana Beatriz Correia da Silva, Allan Kayan Dias Carneiro, Maria Raimunda Feitosa Almeida, Saulo Lopes Sousa, Léo Daniel de Conceição, Èrika Rodrigues Silva Jerônimo, Milene Oliveira Assunção, Larissa Sá Mota.

Descrição: O projeto objetiva realização do mapeamento e registro de parte do processo educacional imperatrizense a partir da criação da Faculdade Estadual de Imperatriz, e o primeiro Curso Superior em Imperatriz (Licenciatura Curta em de Letras) até a criação do primeiro programa de Pós-graduação da UEMASUL. Além do material fotográfico, videográficos, serão produzidos curtas do gênero documentário histórico-biográfico, que elege como personagens docentes, técnicos e discentes envolvidos. Como documentário a registrar histórias, memórias, pretende-se além do registro, tornar o material acessível à comunidade, em especial, aos professores e alunos da rede pública de ensino de Imperatriz e das Instituições de Ensino Superior como forma de (re)conhecimento, valorização, reflexões relacionadas à história imperatrizense.

2022  Atual
Projeto UNIVERSALFAPEMA  CIN(E)NSINO
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Mônica Assunção Mourão, Maria da Guia Taveiro Silva, Roberto Ferreira da Rocha, Mariana Soares dos Santos, Eliana Kiara Viana Lima, Sônia Maria Nogueira, Saulo Lopes de Sousa, Deivanira Vasconcelos Soares, Eronilde dos Santos Cunha, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Raimundo Lima dos Santos, César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Mayara Alexandre Costa, Kezia da Silva Calixto, Raniere Nunes da Silva, Emerson Gabriel Rodrigues Almeida, Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Júlio Lopes Cruz, Pedro Wildemberg Ribeiro Pereira, Jean Charles Ribeiro Chagas, Eliesio Costa Lima, Rauan Janderson Sousa da Costa, Thiago Conceição dos Anjos, Matheus do Nascimento Silva, Rogério Fernandes dos Santos, Raffaella Andréa Fernandez, Ana Carolina Freitas de Farias, Fernanda Suelen Freitas da Silva, Eduardo Oliveira Melo, João Batista Pereira Silva, Rodrigo José Rodrigues Maciel, Francivan Almeida Silva, Raianny Oliveira da Silva, Anne Carine Lemos Cardoso Costa, Andreson Alex Moreira Lima.

Descrição: Em sua trajetória, o ensino teve como sustentação a transmissão oral e escrita do conhecimento, de tal maneira que o mundo das imagens sempre foi negligenciado. A escrita consolidouse, a partir das ideias positivistas cristalizadas no século XIX, como receptáculo legítimo e inquestionável do saber. Ao professor, coube o papel solitário e igualmente incontestável de propagador das informações, e do aluno, buscouse o espectador passivo, sem reflexão, discussão eou participação na construção desse conhecimento. Contraditoriamente a isso, o último século firmou os novos meios de comunicação, em especial o cinema, que inseriu novas formas de leitura e representação do real no cotidiano da sociedade, implicando numa mudança não apenas comportamental, mas de ações como um todo. Uma dessas ações encontrase no processo de inserção do cinema em sala de aula.

2022  Atual  
Projeto UNIVERSLFAPEMA  AS ‘REDES SOCIAIS’ NA SALA DE AULA: o estudo da semântica da língua portuguesa
Coordenação: Sônia Maria Nogueira
Membros: Gilberto Freire de Santana, Larissa de Farias Silveira, Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão, Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho.

Descrição: O objetivo geral deste projeto consiste em refletir acerca da inserção de textos publicizados nas redes sociais no Ensino Fundamental anos finais, como recurso didático de estudo da Língua Portuguesa, em abordagem semântica.

2022  Atual  
Projeto UNIVERSALFAPEMA DAS MEMÓRIAS, LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS; Centro de Documentação e Memória da Região Tocantina
Coordenação: Regina Celia Costa Lima
Membros: Gilberto Freire de Santana, Rute Maria Chaves Pires, Fabrício Nascimento de Moura, Raimundo Lima dos Santos, Moab César Carvalho Costa, Ilma Maria de Oliveira Silva, Jaime Garcia Siqueira Júnior, Edimilson Rosa Bezerra, Carmem Barroso Ramos, José Siney Ferraz Rodrigues, Camila Cristina de Castro Souza, Wanessa Kewry dos Santos Nascimento, Maria Eduarda Lindoso Silva Porto, Ediana di Francco Matos da Silva Santos, José Ricardo Brito Sales, Mayza Jorge Feitosa

Descrição: O projeto DAS MEMÓRIAS, LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS; Centro de Documentação e Memória da Região Tocantina tem a tarefa inicial d de organizar, catalogar e consolidar a documentação e memória regional e local. Posteriormente, pretendese tornar o Centro um ponto de partida para outros projetos de pesquisa semelhantes, de modo a fazer um diálogo entre diferentes pesquisas no Centro de Ciências Humanas Sociais e Letras da UEMASUL (CCHSL) e de outros Centros e Universidades. Isso contribuirá de maneira importante para se consolidar a interdisciplinaridade na pesquisa regional.

2022  Atual
Projeto UNIVERSALUEMASUL  
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS QUE REALIZAM REGRA LINGUÍSTICA NÃOPADRÃO
Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva
Membros: Gilberto Freire de Santana, Beatriz Santana do Carmo, Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Isabel Delice Gomes Macedo, Ana Carolina Freitas de Farias, Andressa Caroline Ferreira Vieira, Francisco de Assis Moura Ferreira, Denise Alves Cardoso, Thadilley da Silva Teixeira Cruz.

Descrição: O contexto deste estudo é a educação básica, e o foco são alunos que realizam regra linguística nãopadrão. A investigação é de como ocorre o ensino de língua portuguesa para alunos de anos iniciais da educação básica pública, que realizam regra linguística nãopadrão, na sala de aula. Assim, buscase refletir sobre a questão do conflito linguístico que, possa existir, para esses alunos, no processo de ensino e aprendizagem, bem como produzir material didático (jogos de palavras; dominó) e trabalhar, junto ao professor, estratégias de ensino e fazer uso de material didático, focalizando as dificuldades enfrentadas pelos alunos para a realização de regrapadrão..

2021  Atual
EDUCAÇÃO E HUMANIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL MARANHENSE

Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros
: Maria da Guia Taveiro Silva, Andréa Teresa Martins Lobato, Emanoel Cesar Pires de Assis, Andre Luis Silva Dos Santos, Ana Livia Bomfim Vieira, Monica Piccolo Almeida Chaves, Ana Lucia Cunha Duarte, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Mariana Aparecida De Oliveira Ribeiro, Lucelia De Sousa Almeida, Vanda Maria Leite Pantoja Un, Jesus Marmanillo Pereira, Antonio De Assis Cruz Nunes, Jose Carlos De Melo.

Descrição: Este projeto trata do Plano de desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) Emergentes e em consolidação nas Áreas Prioritárias para o Maranhão (MA) através do apoio à manutenção, fortalecimento, consolidação e ascensão dos PPG stricto sensu do MA referente ao Edital CAPES 182020, obtidos na Oficina de Prioridades com o governo estadual, universidades e empresas nas áreas de Saúde, Agrárias e Desenvolvimento Regional, Tecnologias para o desenvolvimento e Educação e Humanidades.

 

2024 – Atual
Os Tambores de Imperatriz
Coordenação: Kátia Carvalho da Silva Rocha
Membros: Gilberto Freire de Santana,  Saulo Lopes de Sousa,  Rute Maria Chaves Pires,  Deivanira Vasconcelos Soares,  Júlio Lopes Cruz,  Léo Daniel da Conceição,  Érika Rodrigues Silva Jerônimo,  Maria Raimunda Feitosa Almeida,  Kayron Kaic da Silva Sousa,  Ariane Ferreira de Lima,  Maria Eduarda Vilas,  Ana Beatriz Correia de Silva.

Descrição: O projeto “Os Tambores de Imperatriz” propõe a realização de uma pesquisa videografica sobre os terreiros de umbanda e candomblé da cidade, resgatando memórias, tradições e a resistência das religiões de matriz africana na região.O projeto busca dar visibilidade e reconhecimento às práticas culturais e religiosas historicamente marginalizadas, combatendo preconceitos e promovendo a valorização da identidade negra. Além da exibição em festivais e plataformas digitais, o material da pesquisa será disponibilizado para escolas e universidades como material educativo, incentivando reflexões sobre racismo estrutural e diversidade religiosa.

2024 – Atual
Eu te benzo, eu te curo te jogo no monturo
Coordenação: Kátia Carvalho da Silva Rocha
Membros: Gilberto Freire de Santana,  Saulo Lopes de Sousa,  Rute Maria Chaves Pires,  Deivanira Vasconcelos Soares,  Allan Kayan Dias Carneiro,  Júlio Lopes Cruz,  Léo Daniel da Conceição,  Érika Rodrigues Silva Jerônimo,  Maria Raimunda Feitosa Almeida,  Kayron Kaic da Silva Sousa,  Ariane Ferreira de Lima,  Maria Eduarda Vilas,  Ana Beatriz Correia de Silva,  Larissa Sá Mota.

Descrição: O projeto “Eu te benzo, eu te curo te jogo no monturo” busca registrar e valorizar as práticas ancestrais das benzedeiras e benzedores de Imperatriz, reconhecendo seu papel na cultura e na identidade local. A pesquisa envolve o mapeamento desses praticantes, a coleta de relatos, registros fotográficos e sonoros, além da análise linguística e cultural dessas tradições. Como resultado, serão produzidos artigos acadêmicos e promovida a Exposição Itinerante: “Eu te benzo, eu te curo e não te jogo no monturo”, que percorrerá escolas e espaços culturais, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a preservação desse patrimônio imaterial.

2021 – Atual
Diálogos contemporâneos e intertextuais
Coordenação: Kátia Carvalho da Silva Rocha
Membros: Saulo Lopes de Sousa,  Deivanira Vasconcelos Soares,  Kézia da Silva Calixto,  Brenda da Silva Dias,  Eronildes dos Santos Cunha,  Allan Kayan Dias Carneiro.

Descrição: Promover pesquisas de forma que graduandos de letras e de outras licenciaturas, professores do ensino médio e fundamental, e outros interessados – a perceberem a riqueza das descobertas e discussões provocadas pelos diálogos estabelecidos entre a literatura, cinema, outras artes e mídias.

2024 – Atual
SABERES E CULTURAS INDÍGENAS NO MESTRADO EM LETRAS DA UEMASUL: as práticas docentes e a aplicabilidade da lei 11.645/2008
Coordenação: Lilian Castelo Branco de Lima
Membro: Tatiana Santos Oliveira

Descrição: Este projeto de pesquisa será desenvolvido no Mestrado em Letras da UEMASUL, com abordagem metodológica da pesquisa de campo, qualitativa e participante. Com os seguintes objetivos: Geral: Analisar como as ações dos docentes do Mestrado em Letras da UEMASULatendem à Lei n 11.645/2008 em suas práticas pedagógicas. Específicos: Investigar quais atividades que envolvem as temáticas etnicorraciais são realizadas no Mestrado em Letras,principalmente voltadas aos povos indígenas; Conhecer a recepção dos discentes sobre ações,discussões teóricas, projetos e livros literários etnicorraciais voltados para atender a Lei n11.645/2008; Verificar quais ações de extensão são executadas por alunos e professores demodo a atender as questões etnicorraciais; Produzir um material didático-pedagógico comoproposta para se trabalhar saberes e culturas indígenas na Educação Básica.

2021 – Atual
Léxico e Ensino: teoria e prática no contexto escolar
Coordenação: Márcia Suany Dias Cavalcante
Membros: Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho, Alexandre da Silva Sousa, Maria Célia Dias de Castro, Aleilde Tavares Silva, Jeferson dos Santos da Silva, Francisco Alves dos Santos.

Descrição: Busca investigar como as questões lexicais são tratadas na escola, a partir de análises de livros didáticos de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, bem como a partir do processo de nomeação de lugares, sobretudo, da região Tocantins.

2024 – Atual
ATEMA PERCORRENDO A TOPONÍMIA DA MESORREGIÃO NORTE, MICRORREGIÃO DA BAIXADA MARANHENSE
Coordenação: Maria Célia Dias de Castro
Membros: Gisélia Brito dos Santos, Melquíades Pacelli, Vanessa Nunes da Silva, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Marta Helena Facco Piovesan, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Sérgio Nolêto Turibus, Luciano Façanha Maques, Marcia Suany Dias Cavalcante, Jakson Ferreira de Sousa, Alexandre Maia Lima.

Descrição: Levantamento e análise dos topônimos da microrregião da Baixada Maranhense, precisamente com os municípios de Anajatuba, Arari, Cajari, Conceição do Lago Açu, Vitória do Mearim, Bela Vista do Maranhão, Igarapé do Meio, Matinha, Monção, Penalva, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, São João Batista, Pedro do Rosário, Viana, São Vicente Ferrer, Palmeirândia, Peri Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney e Santa Helena, de forma que esses resultados possam compor o Atlas Toponímico do Estado do Maranhão ATEMA, a partir dos dados oficiais das cartas geográficas constantes na base do IBGE, contribuindo no sentido de esses resultados da pesquisa serem socializados para fortalecerem os saberes locais.

 
2024 – Atual 
ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ATEMA: Mesorregião Norte Maranhense
Coordenação: Maria Célia Dias de Castro
Membro: Gisélia Brito dos Santos, Vanessa Nunes da Silva, Melquíades Pacelli Sandes Barros, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Marta Helena Facco Piovesan, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Sérgio Noleto Turibus, Jakson Ferreira de Sousa, Alexandre Maia Lima.

Descrição: Este projeto visa realizar o cadastramento na plataforma do ATEMA e realizar a sistematização e interpretação dos dados das microrregiões da Mesorregião Norte, continuando com o levantamento dos dados dos municípios das microrregiões de Aglomeração Urbana de São Luís, Microrregião de Rosário e Microrregião dos Lençóis Maranhenses, Microrregião da Baixada Maranhense, Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, Microrregião de Itapecuru Mirim, de forma que esses resultados possam compor o Atlas Toponímico do Estado do Maranhão ATEMA, a partir dos dados oficiais das cartas geográficas constantes na base do IBGE, contribuindo no sentido de socializar os resultados da pesquisa e fortalecer os saberes locais.

2022 – Atual
ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO- ATEMA: Sistematização das mesorregiões Oeste Maranhense, Centro Maranhense e Leste Maranhense
Coordenação: Maria Célia Dias de Castro.
Membro:  Gisélia Brito dos Santos, Melquíades Pacelli, Vanessa Nunes da Silva, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Marta Helena Facco Piovesan, Susan Cleide Martins Figueiredo, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Sérgio Noleto Turibus, Geane Martins Mendes.

Descrição: O projeto ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ? ATEMA: Sistematização das mesorregiões Oeste Maranhense, Centro Maranhense e Leste Maranhense objetiva sistematizar os dados dos municípios já elencados na plataforma do ATEMA e pesquisar os municípios restantes destas mesorregiões.

2023 – Atual
Projeto de PESQUISA – (UNIVERSAL /CNPq) – O ensino de língua portuguesa para alunos de escolas rurais que realizam regra linguística não-padrão
Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva
Membros: Orleane Evangelista de Santana, Beatriz Santana do Carmo, Renato Sousa Linhares, Ana Carolina Freitas de Farias, Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Cláudia Lúcia Alves, Eliene da Conceição Araújo, Alana Mirella Xavier Farias, Cícero da Silva, Esmeralda Figueira Queiroz, Camila Perez da Silva, Camila Rodrigues Viana, Carla Bastiani, Girlene Ribeiro de Jesus, Ilma Maria de Oliveira Silva, Emanuelle Feitosa de Assis, Maria Ramylle Silva Lima, Thais Sousa Silva, Gilcilene Alves Dantas Leal, Maria do Socorro Gomes Macedo, Francisco de Assis Moura Ferreira, Aline de Jesus Conceição França, Luma de Souza de Oliveira, Ana Paula Oliveira dos Santos, Marcus de Arruda Marinho.

Descrição: O contexto é a educação básica na zona rural, atenção que merece atenção especial por suas peculiaride e importância. O foco é especialmente na linguagem em escolas do campo, é refletir sobre a realização de regras não padrão por alunos deste contexto. Na maioria das vezes, alunos desse tipo de escola enfrentam mais dificuldade para aprender e fazer uso da norma culta/padrão da língua. Ademais, nem todos os professores que trabalham nesse tipo de escola, conhecem ou fazem uso da teoria sociolinguística, que pode contribuir com as questões de uso da língua, bem como dar suporte ao processo de ensino de língua. Em escolas de classes desfavorecidas; de contextos sociocultural e economicamente menos favorecidas, as desigualdades educacionais são mais aparentes, cujas causas devem ser pesquisadas, e a diferença linguística podem ser uma delas. Nesse contexto, o projeto visa contribuir para a compreensão de como ocorre e como o professor pode melhor mediar o processo de ensino da língua materna, focalizando a questão do tratamento da variação linguística dos alunos de escolas rurais, especialmente os dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

2022 – Atual
Projeto de PESQUISA – (UEMASUL) – Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa para alunos que realizam regra linguística não-padrão no contexto escolar
Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva
Membros: Domingas Alves Bandeira, Gilberto Freire de Santana, Francisco de Assis Carvalgho de Almada, Orleane Evangelista de Santana, Beatriz Santana do Carmo, Ana Carolina Freitas de Farias, Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Matheus Carvalho Lima, Jocicleia Morais Bezerra, Simara Costa Barbosa, Julia Cristine de Aquino Souza, Brenda da Silva Dias, Denise Alves Cardoso, Gilcilene Alves Dantas, Andressa Caroline Ferreira Vieira, Alana Mirella Xavier Farias, Camila Rodrigues Viana, Thadielley da Silva Teixeira Cruz, Alice de Sousa Rocha, Emanuelle Feitosa de Assis, Maria dos Reis Conceição Brito, Francisco de Assis Moura Ferreira, Luma de Souza de Oliveira, Ana Paula Oliveira dos Santos, Marcus de Arruda Marinho, Verônica Almeida Moreira, Celso Silva da Cruz, Larissa Pinheiro da Silva, Eli Lucas Dantas, Laiana Natiele Silva Ribeiro, Laura Lise Bruno e Silva.

Descrição: A pesquisa visa investigar como ocorre o ensino de língua portuguesa para alunos de anos iniciais da educação básica pública, que realizam regra linguística não-padrão. Assim, ela pode contribuir para a compreensão de como ocorre e como o processo de ensino da língua materna pode ser melhor mediado, focalizando a realização de regra linguística não-padrão pelos alunos de escolas públicas, especialmente os do Ensino Fundamental. Esta pesquisa pode contribuir para o fortalecimento do ensino no estado do Maranhão, de forma que os resultados educacionais sejam melhores, frente às avaliações oficiais, mas, principalmente, haja mais desenvolvimento dos alunos da etapa alvo deste estudo.

2023 – Atual
Linguagens em Perspectiva: Tecnologias, Aquisição e Saberes no Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas
Coordenação: Neliane Raquel Macedo Aquino
Membros: Gustavo Henrique da Silva Moura, Gilvânia Elen Costa Frazão, Varley Santos de Sá, Ana Clara Pontos Miranda, Silvana Oliveira do Nascimento, Rayara Tágila de Sousa Barbosa, Francisco Eduardo Mendes dos Santos.

Descrição: O projeto investiga práticas, tecnologias e abordagens teóricas no ensino e aprendizagem de línguas e literaturas, com foco em inovação didática, aquisição de linguagem e valorização dos saberes linguísticos e culturais. A pesquisa abrange o uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais, bem como a análise e produção de tecnologias digitais para o ensino de línguas e literatura. Ainda, os estudos também podem seguir pelos caminhos da fonética e fonologia aplicadas ao ensino de línguas, tendo como foco o português como língua materna, o inglês como L2 e o português como L2 para indígenas. Os estudos desenvolvidos neste projeto visam impactar a formação docente, a produção de conhecimento na área de ensino de línguas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

2022 – Atual

Projeto UNIVERSAL/FAPEMA – CIN(E)NSINO
Coordenação: Gilberto Freire de Santana. 
Membro: Sonia Maria Nogueira, Maria da Guia Taveiro Silva, Rute Maria Chaves Pires, Kátia Carvalho da Silva Rocha.

Descrição: Em sua trajetória, o ensino teve como sustentação a transmissão oral e escrita do conhecimento, de tal maneira que o mundo das imagens sempre foi negligenciado. A escrita consolidou-se, a partir das ideias positivistas cristalizadas no século XIX, como receptáculo legítimo e inquestionável do saber. Ao professor, coube o papel solitário e igualmente incontestável de propagador das informações, e do aluno, buscou-se o espectador passivo, sem reflexão, discussão e/ou participação na construção desse conhecimento. Contraditoriamente a isso, o último século firmou os novos meios de comunicação, em especial o cinema, que inseriu novas formas de leitura e representação do real no cotidiano da sociedade, implicando numa mudança não apenas comportamental, mas de ações como um todo. Uma dessas ações encontra-se no processo de inserção do cinema em sala de aula.

2022 – Atual
Projeto UNIVERSAL/FAPEMA – As redes sociais na sala de aula: o estudo da semântica da língua portuguesa
Coordenação: Sonia Maria Nogueira
Membro: Larissa de Farias Silveira, Gilberto Freire de Santana, Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão, Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho.

Descrição: O objetivo geral deste projeto consiste em refletir acerca da inserção de textos publicizados nas redes sociais no Ensino Fundamental nos finais, como recurso didático de estudo da Língua Portuguesa, em abordagem semântica.