Capítulos de livros

Título do Livro: História e Cultura dos Povos indígenas: experienciando as diferenças culturais
Título do capítulo: Relatos de vivência da escolaridade de um surdo indígena do povo Gavião
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Mirral Sousa Mesquita, Ilma Maria de Oliveira Silva


Título do Livro: História e Cultura dos Povos indígenas: experienciando as diferenças culturais
Título do capítulo: Alunos indígenas nas escolas urbanas de Imperatriz – MA: invisibilidade e silenciamento da cultura dos povos indígenas
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Ilma Maria de Oliveira Silva


Título do livro: Educação: minorias, práticas e inclusão II
Título do capítulo: A avaliação de alunos surdos em escolas comuns: uma análise das práticas e dos instrumentos avaliativos no processo de aprendizagem
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Marcella Arraes Castelo Branco, Elenice de Alencar Silva


Título do livro: Redes e mídias sociais digitais na aprendizagem
Título do capítulo: WhatsApp na sala de aula: novas possibilidades de ensinar e aprender língua portuguesa
Autores: Geane Martins Mendes


Título do livro: Perspectivas Maranhenses nos Estudos da Tradução e Interpretação em Libras
Título do capítulo: O Tradutor Intérprete de Libras e suas Atribuições no Contexto Educacional
Autores: Aleilde Tavares da Silva, Zanado Pavão Sousa Mesquita


Título do livro: Linguística, Letras e Artes e o complexo pensamento humano
Título do capítulo: O Discurso em Libras: lócus de significado socioetilístico
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Aleilde Tavares da Silva, Maria da Guia Taveiro Silva


Título do livro: Outras perspectivas educacionais e saberes de(s)coloniais
Título do capítulo: Os saberes decoloniais na educação básica: uma reflexão sobre o ensino de literaturas em uma perspectiva decolonial
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva Coelho, Jeffrey Marley da Silva Miranda, Mariana Soares dos Santos


Título do livro: Educação Contemporânea- Volume 36
Título do capítulo: A sociolinguística na sala de aula: análise de marcas de oralidade na escrita de alunos da EJA
Autores: Beatriz Santana do Carmo, Maria da Guia Taveiro Silva, Mariana Figueredo Silva 


Título do livro: A linguagem em debate: socializando pesquisas em contexto de pandemia
Título do capítulo: Memória e identidade: os condicionadores extralinguísticos na linguagem de vaqueiros de Ourolândia e Umburanas, sertão da Bahia
Autores: Beatriz Santana do Carmo, Roniela Almeida Moreira, Lilian Castelo Branco de Lima 


Título do livro: Educação processo contínuo de desenvolvimento VI
Título do capítulo: Variação linguística na sala de aula do sétimo e oitavo ano de escola pública no município de Imperatriz
Autores: Luziane de Morais Matias,Maria da Guia Taveiro Silva, Beatriz Santana do Carmo, Roniela Almeida Moreira


Título do livro:  Avanços científicos na área da educação e ensino
Título do capítulo: A relevância dos multiletramentos em tempos de aulas remotas
Autores: Duana Ravena dos Santos Vieira, Jannyelle de Souza Corrêa, Maria da Guia Taveiro Silva


Título do livro: Diálogos em educação: olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem
Título do capítulo: Letramento cinematográfico em sala de aula: o filme Ai Que Vida (2008) como proposta de reflexão sobre a variação linguística
Autores: Ana Carolina Freitas de Farias, Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana


Título do livro: Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária
Título do capítulo: Letramento literário em terras de saberes ancestrais: proposta de trabalho com textos de autoria indígena para a educação de idosos
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima, Ilma Maria de Oliveira Silva, Silvia Cristina Puxcwyj Krikati, Walquiria Lima da Costa  


Título do livro: Letras e artes: ressonâncias e repercussões 2
Título do capítulo: Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento: o que pensam os professores das séries iniciais
Autores: Edna da Silva Torres, Joas Moraes dos Santos, Márcia Suany Dias Cavalcante 


Título do livro: Linguística, letras e artes: descrição, análise e práticas sociais 2
Título do capítulo: O contemporâneo na perspectiva do (da)motivo + ação, no conto Passeio Noturno Parte II de Rubem Fonseca
 Autores: Ana Patrícia Sampaio Pereira, Ana Cristina de Brito Carvalho

Título do livro: Educação, inclusão e diversidade: abordagens e experiência
Título do capítulo: Letramento afro-literário na escola: um dos caminhos para a memória ancestral
Autores: Thaís Fernanda Medeiros Dias Ana Carolina Freitas de Farias, Lilian Castelo Branco de Lima


Título do Livro: Educação: Desenvolver e Potencializar
Título do capítulo: Variação linguística na fala de alunos surdos da EJA do ensino fundamental em Imperatriz
Autores: Hávila Sâmua Oliveira Santos, Lisanir Cardoso Chaves, Céssia Mônica Silva Barros, Maria da Guia Taveiro Silva, Cláudia Lúcia Alves


Educação: processo contínuo de desenvolvimento – Volume IV Um breve olhar sobre a extensão universitária desenvolvida pelo curso de Letras Língua Portuguesa e Literatura da UEMASUL. 2023 121-138


Título do Livro: Oralidades, escritas e identidades : culturas indígenas 
Título do capítulo: A  representação da criança indígena em o “Marupiarinha” e  “Taynôh”
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima, Maria Sousa Santos, Mariana Soares dos Santos, Walquiria Lima da Costa


Título do livro: Ensino de Língua Portuguesa e suas Tecnologias
Título do capítulo: Poesia, ludicidade e ensono de literatura infantil: uma viagem pelas trilhas do aplicativo Crianceiras
Autores: Maria Sousa Santos, Ana Patrícia Sampaio Pereira, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho


Título do livro: (Multi) letramentos e estudos discursivos
Título do capítulo: A formação do leitor multicultural: histórias da nossa gente
Autores: Ana Patrícia Sampaio Pereira, Lilian Castelo Branco de Lima


Título de livro: Educação 2030: Onde estamos? Para onde iremos? 
Título do capítulo: Formação de leitores e multiletramentos: por mais  e melhores leitores 
Autores: Daiane Araujo Avelino Bezerra, Diego Alcindo Pereira Bezerra


Título do livro: Incursões Linguísticas
Título do capítulo: Poesia Slam: variedade linguística, arte de resistência, falares nordestinos e africanos no português brasileiro – diálogos em sala de aula 
Autores: Fabiana Costa  de Sousa, João Silva, Maria da Guia Taveiro Silva

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

  1. Godofredo Viana, 1300
    Bloco 01 – Pavilhão 01
    Bairro Centro
    CEP: 65901- 480
    Imperatriz-MA mestradoletras@uemasul.edu.br
    Tel.: (99) 9232-8961

Disclaimer

This fictional website is created for a non-existent organization using the Bradbury WordPress theme for demonstration purposes only.

Any coincidences or similarities are accidental and should be treated as such.

You can read more about the Bradbury Theme.

Bradbury Theme is WCAG 2.0 – ISO/IEC 40500 compliant.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:

● Linguagem, Memória e Ensino

● Literatura, Diálogos e Saberes

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:
● Linguagem, Memória e Ensino
● Literatura, Diálogos e Saberes
Pular para o conteúdo