Mestrado em Letras da realiza primeira defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou, na última terça-feira (28), a primeira defesa de dissertação do curso. O mestrando Ismael Lopes de Sousa, que ingressou no curso em 2019, apresentou o trabalho “Do Redemoinho de Villamarim (2016) até o Mundo Inimigo de Rufatto (2005): as leituras fílmica e literária no Ensino Médio como possibilidade de apreciação estética do cinema ao livro”. Com a adoção de atividades não presenciais na instituição, como medida de enfrentamento à Covid-19, a defesa foi realizada por videoconferência, por meio da plataforma Google Meet.

O Mestrado em Letras é o primeiro programa de pós-graduação da UEMASUL e o único da Região Tocantina na área das Letras. Para o coordenador do curso, professor Gilberto Freire de Santana, o momento representou a realização de um sonho. “Estamos numa alegria imensa em ter a primeira defesa de dissertação. É um momento especial, pois é um sonho que se concretiza. Há 15, 20 anos atrás, já sonhávamos com isso. No início da UEMASUL estávamos todos empenhados para iniciarmos o mestrado. E termos conseguido iniciá-lo em dois anos foi fabuloso! Este é um passo que nos dá orgulho e certeza de que daqui a pouco estaremos comemorando a conquista do doutorado!”, destacou.

Para Ismael, a sensação foi a de dever cumprido. “Além de emocionante, foi um momento em que tive a sensação de dever cumprido e de ter contribuído um pouquinho com a ciência, com a pesquisa e com a educação, principalmente aqui na nossa região. Agradeço à UEMASUL por ter viabilizado a concretização desse sonho e aos meus familiares e amigos, que também torceram para que este sonho fosse realizado”.

A dissertação apresenta a leitura de três personagens do filme “Redemoinho”, do diretor José Luiz Villamarim, e seus respectivos trechos no livro “O Mundo Inimigo”, do escritor Luiz Ruffato. O trabalho traz abordagens em estética, fenomenologia e filosofia do cinema, cinema e educação, apontamentos em letramento cinematográfico e técnicas cinematográficas. A partir do dia 5 de outubro, a dissertação de Ismael estará disponível no site da Amazon, em formato de livro digital (e-book).

Texto: Edigeny Barros | Assessoria de Comunicação UEMASUL

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de concentração e Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLe – Mestrado em Letras, modalidade profissional, com área de concentração em Linguagem e Literatura, tem duas linhas de pesquisa: 1. Linguagem, Memória e Ensino, e 2. Literatura, Diálogos e Saberes.

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

R. Godofredo Viana, 1300
Bloco 01 – Pavilhão 01
Bairro Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

mestradoletras@uemasul.edu.br
Tel.: (99) 98181 7866

Pular para o conteúdo