Elementor #4552

Título do Livro: História e Cultura dos Povos indígenas: experienciando as diferenças culturais
Título do capítulo: Relato de vivência da escolaridade de um surdo indígena do povo gavião 
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita


Título do Livro: História e Cultura dos Povos indígenas: experienciando as diferenças culturais
Título do capítulo: Alunos indígenas nas escolas urbanas de Imperatriz – MA: invisibilidade e silenciamento da cultura dos povos indígenas
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita


Título do livro: Educação: minorias, práticas e inclusão II
Título do capítulo: A avaliação de alunos surdos em escolas comuns: uma análise das práticas e dos instrumentos avaliativos no processo de aprendizagem
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita


Título do livro: Redes e mídias sociais digitais na aprendizagem
Título do capítulo: WhatsApp na sala de aula: novas possibilidades de ensinar e aprender língua portuguesa
Autores: Geane Martins Mendes


Título do livro: Perspectivas Maranhenses nos Estudos da Tradução e Interpretação em Libras;
Título do capítulo: O Tradutor Intérprete de Libras e suas Atribuições no Contexto Educaciona;
Autores: Aleilde Tavares da Silva


Título do livro: Linguística, Letras e Artes e o complexo pensamento humano;
Título do capítulo: O Discurso em Libras: lócus de significado socioetilístico;
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita


Título do livro: Outras perspectivas educacionais e saberes de(s)coloniais Título do capítulo: Os saberes decoloniais na educação básica: uma reflexão sobre o ensino de literaturas em uma perspectiva decolonial
Autores: Mariana Soares dos Santos

Título do livro: A sociolinguística na sala de aula: análise de marcas de oralidade na escrita de alunos da EJA. Autores: Beatriz
A linguagem em debate. Memória e identidade: os condicionadores extralinguísticos na linguagem de vaqueiros de Ourolândia e Umburanas, sertão da Bahia. 107-121 UEMA 2022
Educação: processo contínuo de desenvolvimento VI. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DO SÉTIMO E OITAVO ANO DE ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ. 10.37423/220505769 103-119 2022 https://app.conhecimentolivre.org/books
CORREA, J. S.; VIEIRA, D. R. S. ; SILVA, M. G. T. . A RELEV NCIA DOS MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS. In: Carlos José de Farias Pontes. (Org.). Avanços Científicos na Área de Educação e Ensino. 1ed.Rio Branco: Stricto Sensu, 2022, v. , p. 11-22.
Título do livro:Diálogos em educação: olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem Título do capítulo:LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO EM SALA DE AULA: O FILME AI QUE VIDA (2008) COMO PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA Página inicial e final do capítulo: p.126-137 Editora: e-publicar DOI (se houver): Ano de Publicação: 2022 Link de Acesso (se disponível):https://editorapublicar.com.br/ojs/index.php/publicacoes/issue/view/23/23
Título do Livro: Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária Título do capítulo: Letramento literário em terras de saberes ancestrais: proposta de trabalho com textos de autoria indígena para a educação de idosos Autores: LIMA, L. C. B.; SILVA, I. M. O.; KRIKATI, S. C. P.; COSTA, W. L. Página inicial e final do capítulo: 137-177 Editora: Pedro & João Editores DOI (se houver): ISBN: 9786558697305 Ano de Publicação: 2022 Link de Acesso (se disponível): https://pedroejoaoeditores.com.br/site/
LÍNGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: Ressonâncias e Repercussões. 755ed.PONTA GROSSA: ATENA, 2022, v. 2, p. 217-226. Linguística, letras e artes: Ressonâncias e repercussões 2 DOI: 10.22533/at.ed.558221705
Cadernos do CNLF. O CONTEMPORANEO NA PERSPECTIVA DO (DA) MOTIVO + AÇÃO, NO CONTO PASSEIO NOTURNO PARTE II DE RUBEM FONSECA. In: Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos. (Org.). Linguística, letras e artes: descrição, análise e práticas sociais 2. -ed.Ponta Grossa-PR: Atena, 2022, v. , p. 38-47.https://doi.org/10.22533/at.ed.9522222115
A linguagem em debate: socializando pesquisas em contexto de pandemia. Título do capítulo: MEMÓRIA E IDENTIDADE: OS CONDICIONADORES EXTRALINGUÍSTICOS NA LINGUAGEM DE VAQUEIROS DE OUROLÂNDIA E UMBURANAS, SERTÃO DA BAHIA Página inicial e final do capítulo: 107-120 Editora: São Luís: UEMA Ano de Publicação:2022
Educação: processo contínuo de desenvolvimento Título do capítulo: Variação linguística na sala de aula do sétimo e oitavo ano de escola pública do município de Imperatriz Página inicial e final do capítulo: 103-119 Editora: Conhecimento Livre (Piracanjuba-GO) DOI (se houver): 10.37423/2022.edcl482 Ano de Publicação: 2022 Link de Acesso (se disponível): https://api.conhecimentolivre.org/ecl-api/storage/app/public/L.482-2022.pdf

Título do Livro: Educação, inclusão e diversidade: abordagens e experiências Título do capítulo: LETRAMENTO AFRO-LITERÁRIO NA ESCOLA: UM DOS CAMINHOS PARA A MEMÓRIA ANCESTRAL Página inicial e final do capítulo: p.50-60 Editora: e-Publicar DOI (se houver): Ano de Publicação: 2023 Link de Acesso (se disponível): https://editorapublicar.com.br/ojs/index.php/publicacoes/issue/view/50/64


Título do Livro: Educação: Desenvolver e Potencializar Título do capítulo: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA FALA DE ALUNOS SURDOS DA EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IMPERATRIZ Página inicial e final do capítulo: 232-242 Editora: Conhecimento Livre DOI (se houver): 10.37423/230307487 Ano de Publicação: 2023 Link de Acesso se disponível:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNrERY_t6VpDjcZFQdx2t6hVYkbVqXtJ1HryiQzTDv2fcqTw/formResponse


Educação: processo contínuo de desenvolvimento – Volume IV Um breve olhar sobre a extensão universitária desenvolvida pelo curso de Letras Língua Portuguesa e Literatura da UEMASUL. 2023 121-138


Ensaios sobre letras, linguística e artes: ensino, pesquisa e extensão. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM TIRINHAS DE “CHICO BENTO” 81-94 Editora Bagai 10.37008/978-65-5368-283-2.05.10.23 2023 https://editorabagai.com.br/product/ensaios-sobre-letras-linguistica-e-artes-ensino-pesquisa-e-extensao-vol-2/


Título do Livro: Oralidades, escritas e identidades : culturas indígenas Título do capítulo: A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA INDÍGENA EM O “MARUPIARINHA” E “TAYNÔH” Autores: LIMA, L. C. B.; SANTOS, M. S.; SANTOS, M. S.; COSTA, W. L. Página inicial e final do capítulo: 98-123. Editora: Editora da UFRR DOI (se houver): ISBN: 9786559550425 Ano de Publicação: 2023 Link de Acesso (se disponível): https://roraimaemfoco.com/livro-oralidades-escritas-e-identidades-culturais-indigenas-e-lancado-pela-editora-da-ufrr/


Título do Livro: Oralidades, escritas e identidades : culturas indígenas Título do capítulo: A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA INDÍGENA EM O “MARUPIARINHA” E “TAYNÔH” Autores: LIMA, L. C. B.; SANTOS, M. S.; SANTOS, M. S.; COSTA, W. L. Página inicial e final do capítulo: 98-123. Editora: Editora da UFRR DOI (se houver): ISBN: 9786559550425 Ano de Publicação: 2023 Link de Acesso (se disponível): https://roraimaemfoco.com/livro-oralidades-escritas-e-identidades-culturais-indigenas-e-lancado-pela-editora-da-ufrr/


EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE: ABORDAGENS E EXPERIÊNCIAS, VOLUME 1. Capítulo 4 P. 49 a 60 E-publicar 2023


Ensino de Língua Portuguesa e suas Tecnologias. Poesia, Ludicidade e Ensino de Literatura Infantil: uma viagem pelas trilhas do aplicativo Crianceiras. Ensino de Língua Portuguesa e suas Tecnologias. Editorial, 2023, v. I, p. 217-233. https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:c249e7a5-cfec-37d9-8cc1-32c31e622c35


(Multi) Letramentos E Estudos Discursivos. A FORMAÇÃO DO LEITOR MULTICULTURAL: Histórias da nossa gente. In: Mônica Maria Soares Santos; Cristina Lopomo Defendi. (Org.). (Multi) Letramentos E Estudos Discursivos. 1eded.São Paulo: Estige Editorial, 2023, v. V, p. 297-315. https://storage.builderall.com/franquias/2/6986712/editor-html/11485860.pdf


SANTOS, Maria Sousa; PEREIRE, A. P. S.; CARVALHO, A. C. T. B.; Poesia, Ludicidade e Ensino de Literatura Infantil: uma viagem pelas trilhas do aplicativo Crianceiras. Ensino de Língua Portuguesa e sua Tecnologias. 1 ed. São Paulo Estige Editorial, 2023, v. I, p. 217-233


LIMA, Lilian Castelo Branco de; SANTOS Maria Sousa; SANTOS, Mariana Soares dos; COSTA, Walquiria Lima da. A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA INDÍGE NA EM O “MARUPIARINHA” E “TAYNÔH”. Oralidades, Escritas e Identidades Culturais Indígenas. Boa Vista: Editora da UFRR, 2023. p. 98-123.


FORMAÇÃO DE LEITORES E MULTILETRAMENTOS : POR MAIS E MELHORES LEITORES – Editora Inovar – 2023 – https://editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/911 ISBN: 978-65-5388-163-1 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-163-1


ORALIDADES, ESCRITAS E IDENTIDADES CULTURAIS INDÍGENAS A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA INDÍGE- NA EM O “MARUPIARINHA” E “TAYNÔH” P. 5-146 Editora da Universidade Federal de Roraima ISBN: 9786559550425 2023 https://antigo.ufrr.br/editora/ebook-menu


Título do livro: Incursões Linguísticas Título do capítulo: Poesia Slam: variedade linguística, arte de resistência, falares nordestinos e africanos no português brasileiro – diálogos em sala de aula Paginas: 28 a 44 ARCO EDITORES doi: 10.48209/978-65-5417-064-3 Ano 2023 https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18808_TB4283_18102023161800.pdf


Título: Educação: desenvolver e potencializar Título do capítulo: Variação Linguística na fala de alunos surdos da EJA do ensino fundamental em Imperatriz Pagina Inicial e final: 232-244 Editora: Conhecimento Livre DOI: 10.37423/230307487 Ano: 2023


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS E A CONTRIBUIÇÃO DOS CLASSIFICADORES DA LIBRAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Área de concentração e Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLe – Mestrado em Letras, modalidade profissional, com área de concentração em Linguagem e Literatura, tem duas linhas de pesquisa: 1. Linguagem, Memória e Ensino, e 2. Literatura, Diálogos e Saberes.

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

R. Godofredo Viana, 1300
Bloco 01 – Pavilhão 01
Bairro Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

mestradoletras@uemasul.edu.br
Tel.: (99) 98181 7866

Pular para o conteúdo