Alunos do Mestrado em Letras discutem Linguagem e Multiletramento

A segunda turma do Mestrado profissional em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou, nos dias 29 e 30 de julho, o seminário “Letramento em Cena”, direcionado aos estudantes dos cursos de Letras e de Pedagogia. O evento, organizado pelos estudantes e orientado pela professora Maria da Guia Taveiro Silva e pelo professor Gilberto Freire de Santana, contou ainda com a participação da professora Mônica Saldanha, bolsista pós doutoral do Mestrado. O evento, que contou com inscritos de diversos estados, foi transmitido ao vivo pelo canal da UEMASUL no Youtube.

A professora e Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Maria da Guia Taveiro Silva, destacou a importância do evento para os mestrandos. “Foi a primeira edição de um evento da disciplina Linguagem e Multiletramento, organizado e feito pelos alunos. Encerramos a disciplina com os alunos em cena falando daquilo que aprenderam ou daquilo que descobriram dentro do tema letramento. É um evento muito interessante porque leva aos outros parte do que acontece  dentro da sala de aula, com as experiências dos alunos linkando a teoria à prática”.

A mesa de abertura debateu o tema “O que é uma aula prática de letramento diferente?”. Na sequência, ocorreram as apresentações orais de trabalhos: “A música e sua concepção social estendidas ao ensino da língua portuguesa”, das mestrandas Dayane Pereira Barroso de Carvalho e Jannyelle de Souza Corrêa; “O falar sertanejo presente na música nordestina e o processo de letramento: uma reflexão acerca da canção Asa Branca”, ,de Francisca Côrrea Amaral e Karleyby Allanda Barbosa de Sousa; “Alfabetização e letramento: lendo e escrevendo no 3° ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Wolney Milhomem – CAIC”, de Ana Patrícia Sampaio Pereira; “Letramento em cena: entre letras e sinais”, de Aleilde Tavares da Silva, Luciana de Sousa Lima e Zanado Pavão Sousa Mesquita; “Tiktok na aula de português”, de Ana Carolina Freitas de Farias e Larissa de Farias Silveira e “Letramento na BNCC e seus campos semânticos” , de Joselias da Costa Matos e Adriana Alves Silva Lima.

O tema “Letramento, política e transculturalidade” abriu as discussões no segundo dia do evento. Na sequência, foram feitas as apresentações orais dos trabalhos “Letramento afro-literário”, de Jonas Duarte da Silva, Rackel Lopes de Araújo Sousa e Thaís Fernanda Medeiros Dias; “Ecnobiografia pessoal: uma experiência de letramento digital na 2.ª série do Ensino Médio”, de Geane Martins Mendes e José Gustavo Martins; “Dispositivos cinematográficos como prática de letramento”, de Samuel Martins de Sales; “Práticas de letramento com memoriais no IFTO”, de Elzilene de Sales Dias Nogueira e “Letramento de dentro para fora: cenas de letramento na família” de Duana Ravena dos Santos Vieira.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

  1. Godofredo Viana, 1300
    Bloco 01 – Pavilhão 01
    Bairro Centro
    CEP: 65901- 480
    Imperatriz-MA mestradoletras@uemasul.edu.br
    Tel.: (99) 9232-8961

Disclaimer

This fictional website is created for a non-existent organization using the Bradbury WordPress theme for demonstration purposes only.

Any coincidences or similarities are accidental and should be treated as such.

You can read more about the Bradbury Theme.

Bradbury Theme is WCAG 2.0 – ISO/IEC 40500 compliant.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:

● Linguagem, Memória e Ensino

● Literatura, Diálogos e Saberes

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:
● Linguagem, Memória e Ensino
● Literatura, Diálogos e Saberes
Pular para o conteúdo