Educação Indígena é tema central na aula inaugural do Mestrado em Letras da UEMASUL

Na última quinta-feira, 4, o Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) deu início ao novo semestre letivo. Com uma aula inaugural em honra ao Mês dos Povos Indígenas, o mestrado promoveu a palestra intitulada “Um olhar sobre a educação indígena”, ministrada pelo professor e líder indígena Lourenço Krikati.

Liderança do povo Krikati e professor, Lourenço Kritati trouxe à luz a importância da educação indígena e destacou os esforços contínuos das comunidades indígenas para integrar o conhecimento tradicional com o conhecimento científico, visando contribuir para o desenvolvimento do país. “Nós, indígenas, vivemos duas educações escolares, a tradicional e a formal, que é oferecida pelo governo brasileiro. E nós queremos, cada vez mais, aprender sobre a educação formal para que possamos contribuir com o conhecimento científico e trazer melhorias para nós e para todo o nosso país”, ele ressaltou. Além da palestra, o evento contou com um momento cultural, com a apresentação da Cantoria do Povo Krikati.

Para o professor doutor Gilberto Freire de Santana, docente e coordenador do PPGLe, a presença do professor Lourenço Kritati para discutir a educação indígena é motivo de orgulho. “Estarmos aqui, com o professor Lourenço, falando da questão indígena e o ensino, para nós é motivo de orgulho, de uma importância fundamental para a UEMASUL e para o nosso mestrado”, disse Santana. Ele também ressaltou que a questão de memória, identidade e regionalidade é central para o programa de Pós-graduação em Letras da UEMASUL.

A aula inaugural não apenas trouxe uma perspectiva sobre a educação indígena, mas também destacou um compromisso sólido do PPGLe com a diversidade cultural e a valorização das contribuições dos povos originários para a comunidade acadêmica e a sociedade brasileira.