Aula inaugural marca o início da sexta turma do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMASUL
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou, nesta quinta-feira (13), a aula inaugural da sexta turma do mestrado em Letras. Com o tema “Ensino imperatrizense: histórias, memórias e vivências”, a aula foi conduzida pela professora Adalgisa Moreno de Sousa, conhecida carinhosamente como “Dadá”. A professora aposentada compartilhou com os novos mestrandos sua rica trajetória na educação.
Com 50 anos de dedicação ao ensino, a professora Adalgisa compartilhou com os presentes suas vivências, que inclui desde sua atuação na sala de aula até a função de Subsecretária de Educação da Região Tocantina. Emocionada, ela ressaltou a importância do momento para os novos mestrandos e destacou o valor da educação. “Eu quero agradecer a Deus por me dar essa oportunidade e agradecer por esse momento. Quando eu vejo vocês, eu me sinto feliz por fazer parte dessa equipe de professores, desde a raiz, a semente que está brotando. A educação é o ofício mais importante de todos, pois ajuda a formar uma sociedade menos violenta, onde o amor e o cuidado com o outro prevalecem”, afirmou a professora.
Durante a aula, a nova aluna do mestrado, Daniela Barbosa, que trabalha na educação municipal, expressou sua gratidão e entusiasmo pela etapa que se inicia. “Eu trabalho na educação municipal e iniciar o Mestrado em Letras é a realização de um grande sonho, também é uma forma de contribuir mais ainda, de forma mais significativa para a educação municipal e eu sou muito grata pela instituição, por promover esse espaço de pesquisa, de ensino e por valorizar a educação. Estou muito empolgada. Sei que terão muitos desafios, mas estou preparada para iniciá-los”, afirmou Daniela.
A escritora Eliane Maracaípe, também mestranda, compartilhou suas expectativas para a jornada acadêmica. “Minhas expectativas, assim como dos demais colegas, é de que a gente encontre aqui um espaço acolhedor, respeitoso, e que nos proporcione desenvolvimento científico, pesquisa e o ensino. Que a gente possa se desenvolver tanto pessoalmente como profissionalmente”, afirmou Eliane.
O professor Gilberto Freire de Santana, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, destacou o evento como um marco na trajetória do programa e da educação regional. “Hoje é mais um dia importantíssimo para nós. A sexta turma é uma vitória, a consolidação cada vez maior do nosso programa. A presença da professora Adalgisa é um reconhecimento a essa luta pela educação de nossa cidade e região”, afirmou Santana, que também deu as boas-vindas aos novos alunos. “Sejam bem-vindos nesta grande aventura do conhecimento, é o que todos desejamos”, completou.
A vice-reitora da UEMASUL e professora do PPGLe, Lilian Castelo Branco de Lima também se manifestou sobre a importância do programa. “Este mestrado consolida uma formação de qualidade na nossa graduação e a nível de pós-graduação, impactando diretamente a educação básica do nosso estado e região, que precisa avançar muito na área das linguagens”, afirmou Lilian.
Com o início da sexta turma, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMASUL reafirma seu compromisso com a formação de educadores e pesquisadores, consolidando-se como um importante pilar de qualificação e desenvolvimento científico na região Tocantina.
