Projeto “Conexões Linguísticas e Literárias Brasil-Cabo Verde” reforça identidades culturais

O projeto “Conexões Linguísticas e Literárias Brasil-Cabo Verde”, coordenado pela professora Rute Chaves Pires, é o primeiro plano de trabalho previsto no Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e a Universidade de Cabo Verde, (Uni-CV), que irá estabelecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências relacionados ao ensino, pesquisa, cultura e administração universitária entre professores e alunos do Brasil e de Cabo Verde, com duração de cinco anos. O projeto tem enfoque especial para a literatura africana, a literatura cabo-verdiana e a literatura brasileira.

Para o coordenador do Mestrado em Letras da UEMASUL, professor Gilberto Freire de Santana, as atividades são essenciais para a identidade do curso do Mestrado. “O acordo de internacionalização é fundamental para a universidade, é fundamental para o nosso Mestrado em Letras. É essencial pelas conexões que estão sendo estabelecidas desde o início do mestrado com o regional, com o estadual, com o nacional e por consequência, com o internacional, e, para nós, o internacional está como foco principal a América Latina e a África, por uma questão de identidade, de memórias, e por tudo mais que alimenta e dá identidade ao nosso Mestrado”, pontuou.

O primeiro Acordo de Cooperação Internacional da UEMASUL foi homologado durante a 23ª reunião ordinária do Conselho Universitário, cumprindo as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2017/2021) e pelo Plano Institucional de Internacionalização da UEMASUL.  O acordo tem o objetivo de estreitar as relações educacionais, técnico-científicas e culturais entre Brasil e Cabo Verde, considerando o interesse comum de promover e estimular o ensino e os avanços científico-pedagógicos dos dois países.

A cooperação está baseada na participação conjunta das duas instituições, com base na reciprocidade e na equivalência de ações, com o propósito de acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa no ensino superior por meio de diversas ações de cooperação mútua,  entre elas: intercâmbio de docentes, discentes e técnicos administrativos; pesquisa conjunta, promoção de palestras, simpósios, workshops e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas de conhecimento das instituições partícipes. A assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL, professora Edna Sousa Cruz falou sobre a importância do primeiro acordo internacional para a UEMASUL.

“Este Acordo de Cooperação afigura-se marco memorável porque marca o amadurecimento do processo de internacionalização de UEMASUL e nossa projeção de modo institucionalizado, no cenário internacional. Firmamos parceira com uma instituição considerada a maior e mais prestigiada universidade do seu país e que desfruta de respeitabilidade internacional comprovadamente pelos mais de 200 acordos de cooperação firmados com instituições educacionais internacionais.”

Edna falou ainda sobre o fortalecimento do ensino e da pesquisa por meio da parceria. “Ao estabelecermos parceria como uma instituição que  é referência no ensino de qualidade e pesquisa, estamos oferecendo à comunidade da UEMASUL, a oportunidade de estabelecer relações capazes de provocar novas formas de compartilhamento de experiências alicerçadas na troca  irrestrita de conhecimento partilhado além fronteira, que contribuam para fortalecer o ensino e a pesquisa  nos cursos de pós-graduação e graduação das instituições partícipes,” concluiu.

Serão desenvolvidas várias atividades dentro do projeto como formação em técnicas e dinamização de leitura, organização de eventos na modalidade remota; criação de grupos de discussão temática permanente sobre a língua e literaturas em língua portuguesa, produção e divulgação de videoaula ou curso sobre língua e literatura; produção e publicação de artigos científicos, capítulos de livros e livros; participação/intercâmbio, na modalidade de professor visitante, nas atividades da pós-graduação. O projeto irá fortalecer os estudos culturais sobre as literaturas em contato, com a participação efetiva de professores de língua e literatura de língua portuguesa da rede básica de ensino de Imperatriz e de Cabo Verde nas atividades de formação continuada.

Texto: Mari Marconccine

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

  1. Godofredo Viana, 1300
    Bloco 01 – Pavilhão 01
    Bairro Centro
    CEP: 65901- 480
    Imperatriz-MA mestradoletras@uemasul.edu.br
    Tel.: (99) 9232-8961

Disclaimer

This fictional website is created for a non-existent organization using the Bradbury WordPress theme for demonstration purposes only.

Any coincidences or similarities are accidental and should be treated as such.

You can read more about the Bradbury Theme.

Bradbury Theme is WCAG 2.0 – ISO/IEC 40500 compliant.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:

● Linguagem, Memória e Ensino

● Literatura, Diálogos e Saberes

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Mestrado em Letras, modalidade profissional, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), tem área de concentração em Linguagem e Literatura, com duas linhas de pesquisa:
● Linguagem, Memória e Ensino
● Literatura, Diálogos e Saberes
Pular para o conteúdo