Alunos da UEMASUL apresentam primeira peça de teatro em Libras de Imperatriz “O Auto da Compadessurda: o juízo final”

Primeiro espetáculo de teatro realizado em língua brasileira de sinais (Libras) da cidade (2023).

Nesta quarta-feira (13), os alunos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) vão levar ao palco uma apresentação única da peça de teatro “O Auto da Compadessurda: o juízo final”. O espetáculo será realizado em língua brasileira de sinais (Libras), contando ainda com acessibilidade vocal para o público ouvinte não familiarizado com a língua de sinais, além de profissionais especializados em audiodescrição para a plateia com deficiência visual.

Inspirada na obra clássica “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, a iniciativa ganhou vida por meio do projeto de extensão “Literatura Surda: mãos que falam”, coordenado pela professora da UEMASUL, Dra. Cláudia Lúcia Alves. O elenco diversificado inclui alunos dos cursos de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Pedagogia, bem como discentes da educação básica da rede municipal de ensino. Destaca-se ainda a participação de um aluno com deficiência visual (baixa visão), enriquecendo ainda mais a representatividade do grupo.

A apresentação está marcada para às 19h, no auditório do campus II da UEMASUL, na Rua Godofredo Viana, número 1300, Centro. A entrada será gratuita, contudo, os espectadores são convidados a contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição não-governamental. Esta será uma noite de inclusão, arte e solidariedade que promete emocionar e inspirar a todos os presentes.