Programa de Pós-Graduação em Letras promove curso de roteiro cinematográfico
Iniciou, no último sábado, 14, o curso de Criação de Roteiro Cinematográfico para Documentário, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O curso é ministrado pelo cineasta Sérgio Santos Barroso, formado pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e tem a proposta de uma imersão reflexiva sobre os potenciais da escrita cinematográfica, com foco especial no gênero documentário.
A experiência prática do cineasta inclui a produção de diversos curtas-metragens, atuando como roteirista, produtor e diretor. Durante sua fala, Barroso ressaltou a importância de uma formação sólida em cinema e audiovisual. Ele relembrou sua trajetória acadêmica e prática, que começou na UNESPAR e foi marcada pela participação em núcleos de dramaturgia audiovisual. “Durante o curso, discutimos a escrita e audiovisual, e fomos orientados a desenvolver projetos para longas-metragens, séries, ficção e documentário. Tive a oportunidade de ser orientado por profissionais de destaque, como Leandro Saraiva, consultor de roteiro do filme “Cidade de Deus”, e Renata Sofia, uma roteirista em evidência na TV Globo”, destacou Barroso, ao mencionar a relevância desses mentores para sua carreira.
Além de compartilhar sua trajetória profissional, o cineasta também reforçou suas expectativas para o curso. Ele expressou entusiasmo com a turma e com o interesse demonstrado pelos participantes: “Minha intenção é despertar o interesse por documentários e, de alguma forma, contribuir para a realização de projetos que abordem temas maranhenses, tanto na ficção quanto no documentário”.
A aula reforçou a relevância do documentário como ferramenta de preservação e construção de memórias. Segundo Barroso, filmes como Yaõkwa: Imagem e Memória, de Vincent e Rita Carelli, são exemplos poderosos de como o cinema pode ser um elo entre comunidades tradicionais e a sociedade contemporânea, ajudando a construir pontes e diálogos.
Os encontros ocorrerão ao longo de cinco sábados, com organização do professor doutor Gilberto Freire de Santana e a equipe do LABOMIDIA, segue como uma iniciativa crucial para a formação de novos talentos na escrita cinematográfica no Maranhão.
Tags: CinemaCurso de roteiroNIce