Aula Magna promove diálogo sobre “O Ensino de Língua: da experiência às memórias e utopias”
“O Ensino de Língua: da experiência às memórias e utopias” foi tema da aula Magna do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado em Letras da UEMASUL, ministrada pela professora Liratelma Cerqueira, que aconteceu na manhã da última sexta-feira (13).
Na ocasião, estiveram presentes a magnífica reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, a vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany, o coordenador do programa de Mestrado, professor Gilberto Freire de Santana, a vice-coordenadora do mestrado, professora Maria da Guia Taveiro, o professor Luciano Santos, representando a pró-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, a professora Rosa Maria Soares, representando a direção do CCHSL e a professora Maria do Socorro Gomes, diretora do curso de Letras Português.
Liratelma Alves Cerqueira foi professora do SESI/UEMA e é membra da Academia Imperatrizense de Letras. Em sua trajetória, participou do início da primeira universidade de Imperatriz, a Faculdade de Educação de Imperatriz (FEI) e posteriormente da UEMA, hoje, UEMASUL. A professora, que contou aos mestrandos sobre a sua caminhada como educadora, falou sobre as diferenças do ensino na época da sua graduação e atualmente, e sobre o carinho que tem trilhado pela instituição. “A universidade nunca foi passado na minha vida, eu nunca trabalhei aqui, eu vivi aqui e vivo até hoje. A casa foi batizada com vários nomes, foi reformada, cuidada, maquiada… e eu passei por todas essas fases vivendo aqui”, se emociona a professora.
O coordenador do programa de Mestrado da UEMASUL, professor Gilberto Freire de Santana, comentou sobre a emoção do momento: “É um prazer imenso receber cada um de vocês nesse momento, saudar a luta que temos, as grandes caminhadas e as vitórias, esse é o meu momento de vitória.” O professor continuou seu momento de fala explicando sobre a escolha da oradora da aula magna: “Mais importante que convidar alguém de fora para dar uma aula magna é reconhecer os nossos, por isso, convidamos a nossa querida professora Liratelma.”
Texto: Giuliana Piancó | Fotos: Ascom/UEMASUL