Programa de Pós-Graduação em Letras celebra aprovação de sete egressos no doutorado da UFNT

O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (PPGLe/UEMASUL) celebra a aprovação de sete egressos no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT). O resultado para a turma de 2025 ressalta a relevância do PPGLe na formação de pesquisadores, e marca mais um avanço na consolidação da pós-graduação na região.
Para o coordenador do PPGLe, professor doutor Gilberto Freire de Santana, o resultado representa um momento significativo. “Ver nossos egressos conquistando uma vaga no doutorado é uma alegria enorme. Isso mostra que nosso programa está cumprindo sua missão, de formar pesquisadores comprometidos com a educação e com as transformações sociais que ela promove”, afirmou.
A conquista representa um marco para a professora Ana Carolina Freitas de Farias, aprovada na linha de pesquisa “Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação”. A egressa destaca a importância da formação recebida no mestrado. “Eu devo muito ao PPGLe. Foi mais do que uma experiência acadêmica. Mudou minha forma de ver o mundo, de ver a mim mesma. Profissionalmente, cresci. E, na vida acadêmica, estou florescendo. E isso tem tudo a ver com as pessoas que encontrei no caminho. Professores que foram mais que mestres, foram apoio, escuta e presença.”
A professora Karleyby Allanda Barbosa de Sousa, que ingressará na linha de pesquisa “Ensino de literatura e letramento literário” também celebrou a aprovação: “Receber a notícia da minha aprovação no doutorado foi incrível. Estou felicíssima com essa conquista na minha trajetória acadêmica. Uma nova fase se inicia, e o que mais faz meu peito florescer é saber que vou ampliar a pesquisa desenvolvida no mestrado. Terei a oportunidade de unir minha paixão pela literatura e pela música ao conhecimento.”
Karleyby reforçou o papel do mestrado na UEMASUL nesse processo: “Ressalto a imprescindibilidade do PPGLe da UEMASUL nessa conquista: o apoio oferecido aos candidatos e a disponibilização das salas de estudo e do Labomídia foram fundamentais para que esse sonho se concretizasse”, finaliza.
Os sete egressos foram aprovados na área de concentração “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, distribuídos entre três das quatro linhas de pesquisa do doutorado do PPGLLIT/UFNT. Na linha de pesquisa 1 — Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação — foram aprovadas Ana Carolina Freitas de Farias, Lisanir Cardoso Chaves e Edna da Silva Torres. Na linha de pesquisa 2 — Ensino de literatura e letramento literário — conquistaram vaga Eliesio Costa Lima, Karleyby Allanda Barbosa de Sousa e Brenda da Silva Dias Rocha e Gilson Felipe Teixeira Campos. O resultado da seleção pode ser conferido no site do PPGLLIT.
O PPGLe da UEMASUL reafirma seu compromisso com a formação acadêmica, e parabeniza a todos os aprovados, desejando uma trajetória produtiva no doutorado. A conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica, pois evidencia a qualidade da formação oferecida pelo programa e reafirma seu compromisso com a pesquisa, a docência e o desenvolvimento regional.