Artigos
Aqui você encontrará uma coleção diversificada de trabalhos acadêmicos produzidos pelos nossos alunos e professores separados por ano de publicação:
A variação linguística no contexto escolar
Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento: o que pensam os professores das séries iniciais
Autores: Edna da Silva Torres (UEMASUL); Joas Moraes dos Santos (UEMASUL); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL).
Cordelendas: Uma Intersecção Literária Para Trabalhar Identidade Étnica Indígena Em Sala De Aula
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Polyana Silva Matos (UEMASUL); Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)
Literatura Indígena: A Importância De Trabalhar As Narrativas Indígenas Na Sala De Aula
Autores: Walquiria Lima da Costa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Maria Sousa Santos (UEMASUL)
No Emaranhado De Memórias E Aventuras: Uma Análise Da Narrativa De Gavião Vaqueiro De Assis Brasil
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Mônica Assunção Mourão (UEMASUL); Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)
“Decifra-me ou Te Devoro”: Desvelando as imagens/dizeres no filme “incêndios”
Autores: Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL); Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
A Presença Mitológica No Conto “Nereidas”, Do Autor Imperatrizense
Autores: Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
O Que Dizem As Fachadas Comerciais: A Influência Da Variedade Linguística Na Comunicação
Autores: Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL); Jéssica Mayane da Silva (UEMASUL); Maria da Guia taveiro Silva (UEMASUL)
A variação linguística no contexto escolar
Autores: Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Roniela Almeida Moreira (UEMASUL)
A variação linguística em sala de aula e o ensino de língua materna
Autores: Raniere Nunes da Silva (UEMASUL); Matheus Carvalho Lima(UEMASUL)
Adaptação de obras literárias para o cinema e sua influência na formação de leitores
Alunos: Raniere Nunes da Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL); Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)
Polissemia e ambiguidade em livro didático do 3º ano, do Ensino Médio, adotado em Imperatriz-MA
Autores: Larissa de Farias Silveira (UEMASUL); Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL); Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL); Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Análise da variação linguística em fachadas comerciais como proposta de letramento
Autores: Roniela Almeida Moreira(UEMASUL); Beatriz Santana do Carmo(UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva(UEMASUL)
Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilíngue para surdos
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita(UEMASUL); Pereira Barroso de Carvalho(UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva(UEMASUL)
Literatura Infantil E Juvenil Em Tempos De Mídias Digitais: Uma Revisão Integrativa
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Maria Sousa Santos (UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)
Pelo “Face” Lendo E Discutindo “Book”: Análise Da Percepção Dos Alunos Sobre As Contribuições Do Uso Da Rede Social No Letramento Literário E Na Formação Profissional
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima(UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa(UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)
Tramas De Saberes & Tradição: A Percepção De Jovens Leitores Sobre A Literatura Indígena No Contexto Da Educação Básica
Autores: Walquiria Lima Costa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Cultura E Tradução: A Influência Dos Aspectos Linguísticos E Não Linguísticos Na Tradução Da Obra “Iracema”
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UENF)
Cultura E Tradução: A Influência Dos Aspectos Linguísticos E Não Linguísticos Na Tradução Da Obra “Iracema”
Autores: Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Uma análise social e linguística dos discentes da EJA sob a perspectiva da Teoria Variacionista
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva Coelho(UEMASUL); Jeffrey Marley da Silva Miranda(UEMASUL)
Triste, solitária, louca, antipática, má ou feminista: da (des)qualificação à reação da mulher desencaixada, no conto “Progressões de Balcão” de Clara Averbuck
Autores: Antonio Ismael Lopes De Sousa (Uemasul); Ana Cristina Teixeira De Brito Carvalho (Uemasul); Lilian Castelo Branco De Lima (Uemasul); Gisélia Brito Dos Santos (Uemasul);
Pelo “face” lendo e discutindo “book”: análise da percepção dos alunos sobre as contribuições do uso da rede social no letramento literário e na formação profissional
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima(UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa(UEMASUL); Lima da Costa(UEMASUL)
Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilingue para surdos
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Leitura como instrumento de emancipação
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Letramento literário e ensino: a perspectiva regional e imagética em sala de aula
Autores: Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Livros Didáticos Lusófonos: A Semântica No Sexto Ano De Cabo Verde E Do Brasil
Autores: Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL); Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL); Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Análise Da Variação Linguística Em Fachadas Comerciais Como Proposta De Letramento
Autores: Roniela Almeida Moreira (UEMASUL); Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
A Escrita em Placas e Letreiros: Identificação De Fenômenos Linguísticos
Autores: Larissa de Farias Silveira(UEMASUL); Débora Silva Bastos Carvalho(UEMASUL); Isabel Delice Gomes Macedo(UEMASUL); Sônia Maria Nogueira(UEMASUL)
O Léxico Maranhês Presente No Programa De Entretenimento Daqui. Humanidades & Inovação
Autores: Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL); Maria Célia Dias de Castro (UEMA); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
Adaptação Cinematográfica Como Estratégia Para O Ensino De Literatura No Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa (UFMA); Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL)
O “Português Fluente” do Porta dos Fundos: do equívoco da fala baseada na escrita padrão ao preconceito linguístico
Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL); Maria Da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Gisélia Brito dos Santos (UFMA)
Na Lousa Um Filme: Uma Revisão Integrativa Sobre Experiências De Letramento Cinematográfico Na Educação Brasileira
Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL)
A Leitura De Imagens Do “Maluquinho” De Ziraldo (2014) Como Estratégia De Motivação Ao Letramento Literário
Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UFMA/UEMASUL); Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMA/UEMASUL); Maria Sousa Santos (UEMASUL)
As Práticas De Leitura Sob A Perspectiva Social
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Maria Da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Dayane Pereira Barroso De Carvalho (UEMASUL)
Semântica em Livros Didáticos Lusófonos: Brasil E Timor-Leste
Autores: Larissa de Farias Silveira (UEMASUL); Sônia Maria Nogueira (UEMASUL); Joselias da Costa Matos (UEMASUL)
O tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de uma escola da zona rural, do município de Imperatriz-MA
Autores: Ana Carolina Freitas de Farias (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Aspectos estruturais e motivacionais dos sinais toponímicos dos bairros de Imperatriz – MA
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL0; Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL); Alexandre Melo de Sousa (UFAC)
Análise morfológica e motivação dos orônimos de Tasso Fragoso-MA
Autores: Geane Martins Mendes (UEMASUL); Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL)
Aplicações Pedagógicas Da Toponímia Em Libras A Partir Da Obra Imperatriz – Cidade Da Gente
Autores: Aleilde Tavares da Silva (UEMASUL); Alexandre Melo de Sousa (UFC); Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
As Imagens Que “Valem Mais Que Mil Palavras” No “Silêncio” De Emicida
Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL)
A Memória E O Lugar Do João Grilo De João Martins De Athayde E Guel Arraes: Do Cordel À Tela
Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Valorização da carreira docente e impactos no trabalho pedagógico: desempenho, incentivos e promoções
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Arbitrário cultural familiar e cultura escolar no ensino de gramática
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL); Gabriela Guimarães Jeronimo (UEMASUL).
O falar sertanejo presente na música nordestina: uma reflexão da variação linguística da língua brasileira
Autores: Karleyby Allanda Barbosa de Sousa (UEMASUL),
Francisca Corrêa Amaral (UEMASUL), Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
O soldado espanhol e o guerreiro tupi: a variação linguística na poesia de Gonçalves Dias
Autores: Eduardo Oliveira Melo (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL), Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Ao observador da cotovia: ou a poética romântica de Percy Shelley
Autores: Eduardo Melo (UEMASUL); Rodrigo José Rodrigues Maciel (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL); Layane de Oliveira Carvalho (UEMASUL)
Órfãos do Eldorado: raízes da regionalidade na ficção amazonense
Autores: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL), Mariana Soares dos Santos (UEMASUL), Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)
Órfãos do Eldorado: raízes da regionalidade na ficção amazonense
Alunos: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho(UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL).
Da Música: Suas Influências E Possibilidades Nas Aulas De Língua Inglesa.
Alunos: Antonio Ismael Lopes De Sousa (UEMASUL); Ana Cristina Teixeira De Brito Carvalho (UEMASUL); Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL).
O Pensamento Decolonial No Conto Dandara: A Rainha Guerreira De Palmares De Newton Nitro
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva Coelho (UEMASUL); Jeffrey Marley da Silva Miranda (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL).
O Cinema Hollywoodiano Nas Escolas Brasileiras: Posologia E Sugestões Para (Não) Usar.
Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho(UEMASUL);Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL).
Currículo e cultura escolares: rareamento de práticas de leitura de alunos empobrecidos e periféricos
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).
Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).
Formação De Leitores E Multiletramentos : Por Mais E Melhores Leitores
Autores: Daiane Araujo Avelino Bezerra (UEMASUL); Diego Alcindo Pereira Bezerra (UNIASSELVI)
Órfãos do Eldorado: raízes da regionalidade na ficção amazonense
Autores: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)
O racismo como arma para manutenção da necropolítca em arquipélago de sabaody e ilha dos homens-peixe de one piece (1999)
Autores: Kezia da Silva Calixto (UEMASUL); João Batista Pereira Silva (UEMASUL); Fernanda Suelen Freitas da Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL).
Diálogos no romance Becos da Memória: adversidade e resistência em contraponto
Autores: João Batista Pereira Silva (UEMASUL); Kezia da Silva Calixto (UEMASUL); Fernanda Suelen Freitas da Silva (UEMASUL).
‘a Morte’, De Gonçalves Dias: Uma Proposta De Letramento Literário Através Do Gótico: Eduardo Oliveira Melo, Gilberto Freire de Santana e Maria da Guia Taveiro Silva
Cinema e Ensino: A Espetacularização do ser por meio do episódio Black Museum da série Black Mirror de Charlie Brooker: Fernanda Suelen Freitas da Silva, Gilberto Freire de Santana, Kézia da Silva Calixto e Kátia da Silva Rocha
Reflexões decoloniais no ensino de História: (Re)pensando Hans Staden em sala de aula: Rodrigo José Rodrigues Maciel e Gilberto Freire de Santana
A falsa alegria no Pequeno Teatro da Felicidade (1977), De Márcio Souza: Antônio Coutinho Soares Filho
Leituras Intersemióticas: abordagens sociocríticas do literário e cinematográfico no ensino médio: Deivanira Vasconcelos Soares
Encenação do Fascínio Pelo Mal uma leitura de A Nova Ordem, de B. Kucinski: Deivanira Vasconcelos Soares, Lizandro Carlos Calegari
A consciência da literatura de Candido e Schwarz ao contemporâneo: Deivanira Vasconcelos Soares
Educação científica na linguística aplicada: contribuições para o ensino básic: Wagner Rodrigues Silva, Jaquelene Mendes – 2023
Influência do contexto sociocultural no desenvolvimento sociocognitivo de alunos dos anos finais do ensino fundamental: Maria Marlene Miranda Aguiar, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Maria Célia Dias de Castro
A oralidade em sala de aula: uma abordagem sociolinguística: Gilcilene Alves Dantas Leal, Maria da Guia Taveiro Silva
Da fala para a escrita: O uso de regras não padrão por alunos do ensino fundamental: Matheus Carvalho Lima, Maria da Guia Taveiro Silva
Quem a regra prega: ocorrências de regras não padrões na fala: Brenda da Silva Dias Rocha, Maria da Guia Taveiro Silva
O conto “Desenredo”, de João Guimarães Rosa como um exercício de leitura literária, no ensino médio, da educação básica: Mônica Mourão
O ensino de línguas sob a abordagem da complexidade: Neliane Raquel Macedo Aquino
Reflexões sobre a interferência da fala na leitura de alunos do oitavo e do nono ano de uma escola pública do município de Imperatriz-Ma: Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa, Neliane Raquel Macedo Aquino
Cadê a palavra que estava aqui? O implícito comeu! Implícitos semânticos no livro didático de Língua Portuguesa: Joselias da Costa Matos, Sônia Maria Nogueira
Semântica em todo canto: Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão, Sônia Maria Nogueira, Aline Marques Borges Alves
Uma abordagem semântica sobre o estudo das expressões idiomáticas na sala de aula: Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão, Sônia Maria Nogueira
Hiperônimos e Hipônimos na sala de aula do ensino fundamental anos finais na Região Tocantina do Maranhão: Aline Marques Borges Alves, Adriana Alves Silva Lima, Sônia Maria Nogueira
Além das palavras o impacto do cinema na compreensão e promoção da diversidade linguística nordestina: Ana Carolina Freitas de Farias, Gilberto Freire de Santana, Maria da Guia Taveiro Silva
Cosmovisões interconectadas um estudo da literatura indígena como proposta de letramento: Tatiana Santos Oliveira, Maria Da Guia Taveiro Silva E Gilberto Freire De Santana
Memória e regionalidade: Uma história contada a partir da imagem cinematográfica: Geane Martins Mendes, Dayane Pereira Barroso De Carvalho, Gilberto Freire De Santana
Guardiões do Brasil Verde: Representações do Brasil Amazônico em jogos eletrônicos da década de 1990: Rodrigo Maciel, Gilberto Santana
Variação do português brasileiro: A utilização do anime One Piece (1999) para a reflexão de língua materna: Maria Da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire De Santana, Kezia Da Silva Calixto
Questões de gênero no literário e imagético de lavagem, de Shiko: Kezia Da Silva Calixto, Gilberto Freire De Santana, Fernanda Suelen Freitas Da Silva, Maria Da Guia Taveiro Silva
Ao observador da cotovia: Ou a poética romântica de Percy Shelley: Eduardo Oliveira Melo, Rodrigo José Rodrigues Maciel, Gilberto Freire De Santana, Layane De Oliveira Carvalho
Pai Contra Mãe, de Machado de Assis, estudo teórico-crítico sobre o negro na literatura brasileira: ensino em foco: Ana Cristina Teixeira De Brito Carvalho, Antonio Ismael Lopes De Sousa
Leituração: A Cena Lida e Ensinada: Antônio Coutinho Soares Filho
Recursos imagéticos no ensino de língua portuguesa para alunos surdos do ensino médio: Estratégias e contribuições: Daiane Araujo Avelino Bezerra, Cláudia Lúcia Alves
Estruturalismo Linguístico: Análise das dicotomias saussureanas aplicadas à Língua Brasileira De Sinais (Libras): Orleane Evangelista De Santana, Cláudia Lúcia Alves
Relações intertextuais discursivas e imagético-cognitiva presente nas obras Rapunzel e Rapunzel Surda: Claudilene De Sousa Alves, Gilson Felipe Teixeira Campos, Cláudia Lúcia Alves, Luciana De Lima Reis
O imaginário e a dança como estratégias de resistência do corpo exilado em A Ilha Sob o Mar, De Isabel Allende: Laissy Taynã Barbosa, Edna Sousa Cruz, Raffaella Andréa Fernandez
Uniformes e espelhos: Identidade e memória em Machado de Assis e Conceição Evaristo: Edna Sousa Cruz, Eduardo Oliveira Melo, Kátia Carvalho Da Silva Rocha
Reflexões pedagógicas sobre educação ambiental nas escolas da rede municipal de Imperatriz-MA: Geilson De Arruda Reis, Domingos Bandeira Gonçalves, Jaquelene Mendes Da Silva, Maria Claudenice Mariano Da Silva, Suzane Dos Santos Costa, Isabel Araujo Barros, Alana Nunes Oliveira, Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Digilaini Machado Dos Santos, Nilceia Frausino Da Silva Pinto
Metamorfoses dialógicas, corpos diabólicos: As personagens na adaptação da HQ A Caolha, de Verônica Berta: Brenda Da Silva Dias Rocha, Kátia Carvalho Da Silva Rocha, Eliesio Costa Lima
Identidade e (Re)existência indígena: A poesia de Márcia Wayna Kambeba em Ay Kakyri Tama: Eu Moro Aqui: Kátia Carvalho Da Silva Rocha, Tatiana Santos Oliveira
Uniformes e espelhos: Identidade e memória em Machado de Assis e Conceição Evaristo: Edna Sousa Cruz, Eduardo Oliveira Melo, Kátia Carvalho Da Silva Rocha
Minhas velhas histórias: Uma experiência extensionista interdisciplinar com idosos: Ítalo Moisés Mendes Santiago, Lílian Castelo Branco De Lima
Do debate ao artigo de opinião: Argumentação, intertextualidade e ensino: Fabiana Costa De Sousa, Márcia Suany Dias Cavalcante
Além das palavras o impacto do cinema na compreensão e promoção da diversidade linguística nordestina: Ana Carolina Freitas De Farias, Gilberto Freire De Santana, Maria Da Guia Taveiro Silva
Letramento interseccional: Um mundo possível na poesia afro-brasileira: Eliesio Costa Lima, Maria da Guia Taveiro Silva e Gilberto Freire de Santana
As marcas da oralidade em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus: Eliesio Costa Lima, Maria da Guia Taveiro Silva e Gilberto Freire de Santana
As insurgentes negras palavras e imagens: Carolina Maria de Jesus & Jeferson De: Eliesio Costa Lima, Maria da Guia Taveiro Silva e Gilberto Freire de Santana
Vozes da periferia: A autoafirmação e (Re)Existência da mulher negra em um mundo de antagonismos: Eliesio Costa Lima, Kátia Carvalho da Silva Rocha e Gilberto Freire de Santana
“É pena você ser preta”: As representações sociais da mulher negra e as rebeldes palavras de Carolina: Eliesio Costa Lima, Kátia Carvalho da Silva Rocha e Gilberto Freire de Santana
Maldita cura: A “reorientação” de gênero e sexualidade na HQ de Mário César: Ariane Ferreira De Lima e Gilberto Freire De Santana
Os cômodos do fantástico no conto Casa Tomada de Júlio Cortázar: Eliana Kiara Viana Torres, Gilberto Freire de Santana, Saulo Lopes De Sousa
Canções brasileiras como recurso didático para o ensino do fenômeno de variação linguística na educação básica: Dayane Pereira Barroso De Carvalho, Gilberto Freire De Santana e Maria Da Guia Taveiro Silva
A semântica no material didático do século XIX em confronto com o livro didático do século XXI: Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Sônia Maria Nogueira, Gilberto Freire de Santana
Do sagrado ao profano: Uma leitura dos espaços de a volta ao Lar, de Harold Pinter: Júlio Lopes Cruz, Gilberto Freire De Santana, Antônio Coutinho Soares Filho
Uma cartomante guiada: O papel do narrador no conto de Machado de Assis (2002): Antonio Ismael Lopes de Sousa, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Geane Martins Mendes
“O Mundo Inimigo”, de Ruffato (2005), e o “Redemoinho”, de Villamarim (2016): Antonio Ismael Lopes de Sousa, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Márcio Araújo de Melo
O cinema hollywoodiano nas escolas brasileiras: Motivos para (não) usar: Antonio Ismael Lopes de Sousa, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Lilian Castelo Branco de Lima
Cultura científica em aulas de português: Como incentivar a pesquisa na educação básica?: Jaquelene Mendes, Wagner Rodrigues Silva, Geilson de Arruda Reis
“Abram as portas para o cinema popular”: Experiências Cinematográficas em Imperatriz- MA: Rodrigo José Rodrigues Maciel, Eduardo Oliveira Melo, Kátia Carvalho Da Silva Rocha
A iconicidade na oronímia sul-maranhense e a ecolinguística: Geane Martins Mendes, Maria Célia Dias de Castro
Análise da microtoponímia do município de Riachão – Maranhão, Brasil: Geane Martins Mendes, Maria Célia Dias de Castro, Vanessa Nunes da Silva
Precarização e mal-estar docente em uma escola técnica no estado do Maranhão um estudo de caso: Maria Marlene Miranda Aguiar, Maria Célia Dias de Castro, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Larissa Kny Cabreira
Letramento interseccional: Um mundo possível na poesia afro-brasileira: Eliesio Costa Lima, Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana
O Pajubá como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa: Maria Da Guia Taveiro Silva, Marllon Brendon Pereira Silva




