Artigos

Aqui você encontrará uma coleção diversificada de trabalhos acadêmicos produzidos pelos nossos alunos e professores separados por ano de publicação:

 

A variação linguística no contexto escolar Autores: Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Roniela Almeida Moreira (UEMASUL)  
Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento: o que pensam os professores das séries iniciais Autores: Edna da Silva Torres (UEMASUL); Joas Moraes dos Santos (UEMASUL); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL).
Cordelendas: Uma Intersecção Literária Para Trabalhar Identidade Étnica Indígena Em Sala De Aula Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Polyana Silva Matos (UEMASUL); Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)
Literatura Indígena: A Importância De Trabalhar As Narrativas Indígenas Na Sala De Aula Autores: Walquiria Lima da Costa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Maria Sousa Santos (UEMASUL)
No Emaranhado De Memórias E Aventuras: Uma Análise Da Narrativa De Gavião Vaqueiro De Assis Brasil Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Mônica Assunção Mourão (UEMASUL); Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)
“Decifra-me ou Te Devoro”: Desvelando as imagens/dizeres no filme “incêndios” Autores: Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL); Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
A Presença Mitológica No Conto “Nereidas”, Do Autor Imperatrizense Autores: Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
O Que Dizem As Fachadas Comerciais: A Influência Da Variedade Linguística Na Comunicação Autores: Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL); Jéssica Mayane da Silva (UEMASUL); Maria da Guia taveiro Silva (UEMASUL)
A variação linguística no contexto escolar Autores: Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Roniela Almeida Moreira (UEMASUL)
A variação linguística em sala de aula e o ensino de língua materna Autores: Raniere Nunes da Silva (UEMASUL); Matheus Carvalho Lima(UEMASUL)
Adaptação de obras literárias para o cinema e sua influência na formação de leitores Alunos: Raniere Nunes da Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL); Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)

Polissemia e ambiguidade em livro didático do 3º ano, do Ensino Médio, adotado em Imperatriz-MA
Autores: Larissa de Farias Silveira (UEMASUL); Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL); Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL); Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)


Análise da variação linguística em fachadas comerciais como proposta de letramento
Autores: Roniela Almeida Moreira(UEMASUL); Beatriz Santana do Carmo(UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva(UEMASUL)


Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilíngue para surdos
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita(UEMASUL); Pereira Barroso de Carvalho(UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva(UEMASUL)


Literatura Infantil E Juvenil Em Tempos De Mídias Digitais: Uma Revisão Integrativa
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Maria Sousa Santos (UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)


Pelo “Face” Lendo E Discutindo “Book”: Análise Da Percepção Dos Alunos Sobre As Contribuições Do Uso Da Rede Social No Letramento Literário E Na Formação Profissional
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima(UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa(UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)


Tramas De Saberes & Tradição: A Percepção De Jovens Leitores Sobre A Literatura Indígena No Contexto Da Educação Básica
Autores: Walquiria Lima Costa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)


Cultura E Tradução: A Influência Dos Aspectos Linguísticos E Não Linguísticos Na Tradução Da Obra “Iracema”
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UENF)


Cultura E Tradução: A Influência Dos Aspectos Linguísticos E Não Linguísticos Na Tradução Da Obra “Iracema”
Autores: Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)


Uma análise social e linguística dos discentes da EJA sob a perspectiva da Teoria Variacionista
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva Coelho(UEMASUL); Jeffrey Marley da Silva Miranda(UEMASUL)


Triste, solitária, louca, antipática, má ou feminista: da (des)qualificação à reação da mulher desencaixada, no conto “Progressões de Balcão” de Clara Averbuck
Autores: Antonio Ismael Lopes De Sousa (Uemasul); Ana Cristina Teixeira De Brito Carvalho (Uemasul); Lilian Castelo Branco De Lima (Uemasul); Gisélia Brito Dos Santos (Uemasul);


Pelo “face” lendo e discutindo “book”: análise da percepção dos alunos sobre as contribuições do uso da rede social no letramento literário e na formação profissional
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima(UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa(UEMASUL); Lima da Costa(UEMASUL)


Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilingue para surdos
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


Leitura como instrumento de emancipação
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


Letramento literário e ensino: a perspectiva regional e imagética em sala de aula
Autores: Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


Livros Didáticos Lusófonos: A Semântica No Sexto Ano De Cabo Verde E Do Brasil
Autores: Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL); Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL); Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)


Análise Da Variação Linguística Em Fachadas Comerciais Como Proposta De Letramento
Autores: Roniela Almeida Moreira (UEMASUL); Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

A Escrita em Placas e Letreiros: Identificação De Fenômenos Linguísticos Autores: Larissa de Farias Silveira(UEMASUL); Débora Silva Bastos Carvalho(UEMASUL); Isabel Delice Gomes Macedo(UEMASUL); Sônia Maria Nogueira(UEMASUL)
O Léxico Maranhês Presente No Programa De Entretenimento Daqui. Humanidades & Inovação Autores: Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL); Maria Célia Dias de Castro (UEMA); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
Adaptação Cinematográfica Como Estratégia Para O Ensino De Literatura No Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa Autores: Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Antonio Ismael Lopes de Sousa (UFMA); Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL)
O “Português Fluente” do Porta dos Fundos: do equívoco da fala baseada na escrita padrão ao preconceito linguístico Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL); Maria Da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Gisélia Brito dos Santos (UFMA)
Na Lousa Um Filme: Uma Revisão Integrativa Sobre Experiências De Letramento Cinematográfico Na Educação Brasileira Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL); Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL)
A Leitura De Imagens Do “Maluquinho” De Ziraldo (2014) Como Estratégia De Motivação Ao Letramento Literário Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UFMA/UEMASUL); Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMA/UEMASUL); Maria Sousa Santos (UEMASUL)
As Práticas De Leitura Sob A Perspectiva Social Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Maria Da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Dayane Pereira Barroso De Carvalho (UEMASUL)  

Semântica em Livros Didáticos Lusófonos: Brasil E Timor-Leste
Autores: Larissa de Farias Silveira (UEMASUL); Sônia Maria Nogueira (UEMASUL); Joselias da Costa Matos (UEMASUL)


O tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de uma escola da zona rural, do município de Imperatriz-MA
Autores: Ana Carolina Freitas de Farias (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


Aspectos estruturais e motivacionais dos sinais toponímicos dos bairros de Imperatriz – MA
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL0; Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL); Alexandre Melo de Sousa (UFAC)


Análise morfológica e motivação dos orônimos de Tasso Fragoso-MA
Autores: Geane Martins Mendes (UEMASUL);  Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL) 


Aplicações Pedagógicas Da Toponímia Em Libras A Partir Da Obra Imperatriz – Cidade Da Gente
Autores: Aleilde Tavares da Silva (UEMASUL); Alexandre Melo de Sousa (UFC); Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL); Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)


As Imagens Que “Valem Mais Que Mil Palavras” No “Silêncio” De Emicida
Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL)


A Memória E O Lugar Do João Grilo De João Martins De Athayde E Guel Arraes: Do Cordel À Tela
Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) 


Valorização da carreira docente e impactos no trabalho pedagógico: desempenho, incentivos e promoções
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)


Arbitrário cultural familiar e cultura escolar no ensino de gramática
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL); Gabriela Guimarães Jeronimo (UEMASUL).

 

Ambiguidade De Segmentação: Casos Em Que A Cadeia Falada Viabiliza Segmentações De Sentidos Alternativos
Autores:
Daniela Silva Ribeiro (UEMASUL), Suely da Silva Lima Sá (UEMASUL)


O soldado espanhol e o guerreiro tupi: a variação linguística na poesia de Gonçalves Dias
Autores: Eduardo Oliveira Melo (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL), Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


Ao observador da cotovia: ou a poética romântica de Percy Shelley
Autores: Eduardo Melo (UEMASUL); Rodrigo José Rodrigues Maciel (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL); Layane de Oliveira Carvalho (UEMASUL)


Órfãos do Eldorado: raízes da regionalidade na ficção amazonense 
Autores: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL), Mariana Soares dos Santos (UEMASUL), Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)


Órfãos do Eldorado: raízes da regionalidade na ficção amazonense
Alunos: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho(UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL).


Da Música: Suas Influências E Possibilidades Nas Aulas De Língua Inglesa.
Alunos:  Antonio Ismael Lopes De Sousa (UEMASUL); Ana Cristina Teixeira De Brito Carvalho (UEMASUL); Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL).


O Pensamento Decolonial No Conto Dandara: A Rainha Guerreira De Palmares De Newton Nitro
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva Coelho (UEMASUL); Jeffrey Marley da Silva Miranda (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL).


O Cinema Hollywoodiano Nas Escolas Brasileiras: Posologia E Sugestões Para (Não) Usar.
Autores: Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL); Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho(UEMASUL);Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL).


Currículo e cultura escolares: rareamento de práticas de leitura de alunos empobrecidos e periféricos
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).


Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa
Autores: Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL); Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).


Formação De Leitores E Multiletramentos : Por Mais E Melhores Leitores
Autores: Daiane Araujo Avelino Bezerra (UEMASUL); Diego Alcindo Pereira Bezerra (UNIASSELVI)


Órfãos do Eldorado: raízes da regionalidade na ficção amazonense
Autores: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL); Mariana Soares dos Santos (UEMASUL); Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)


O racismo como arma para manutenção da necropolítca em arquipélago de sabaody e ilha dos homens-peixe de one piece (1999)
Autores: Kezia da Silva Calixto (UEMASUL); João Batista Pereira Silva (UEMASUL); Fernanda Suelen Freitas da Silva (UEMASUL); Gilberto Freire de Santana (UEMASUL).


Diálogos no romance Becos da Memória: adversidade e resistência em contraponto
Autores: João Batista Pereira Silva (UEMASUL); Kezia da Silva Calixto (UEMASUL); Fernanda Suelen Freitas da Silva (UEMASUL).


Variação Linguística Na Fala De Alunos Surdos Da Eja Do Ensino Fundamental Em Imperatriz

Pular para o conteúdo