Capítulos de livros

Título do Livro: História e Cultura dos Povos indígenas: experienciando as diferenças culturais
Título do capítulo: Relatos de vivência da escolaridade de um surdo indígena do povo Gavião
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Mirral Sousa Mesquita, Ilma Maria de Oliveira Silva


Título do Livro: História e Cultura dos Povos indígenas: experienciando as diferenças culturais
Título do capítulo: Alunos indígenas nas escolas urbanas de Imperatriz – MA: invisibilidade e silenciamento da cultura dos povos indígenas
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Ilma Maria de Oliveira Silva


Título do livro: Educação: minorias, práticas e inclusão II
Título do capítulo: A avaliação de alunos surdos em escolas comuns: uma análise das práticas e dos instrumentos avaliativos no processo de aprendizagem
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Marcella Arraes Castelo Branco, Elenice de Alencar Silva


Título do livro: Redes e mídias sociais digitais na aprendizagem
Título do capítulo: WhatsApp na sala de aula: novas possibilidades de ensinar e aprender língua portuguesa
Autores: Geane Martins Mendes


Título do livro: Perspectivas Maranhenses nos Estudos da Tradução e Interpretação em Libras
Título do capítulo: O Tradutor Intérprete de Libras e suas Atribuições no Contexto Educacional
Autores: Aleilde Tavares da Silva, Zanado Pavão Sousa Mesquita


Título do livro: Linguística, Letras e Artes e o complexo pensamento humano
Título do capítulo: O Discurso em Libras: lócus de significado socioetilístico
Autores: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Aleilde Tavares da Silva, Maria da Guia Taveiro Silva


Título do livro: Outras perspectivas educacionais e saberes de(s)coloniais
Título do capítulo: Os saberes decoloniais na educação básica: uma reflexão sobre o ensino de literaturas em uma perspectiva decolonial
Autores: Gessica Brenda Lima da Silva Coelho, Jeffrey Marley da Silva Miranda, Mariana Soares dos Santos


Título do livro: Educação Contemporânea- Volume 36
Título do capítulo: A sociolinguística na sala de aula: análise de marcas de oralidade na escrita de alunos da EJA
Autores: Beatriz Santana do Carmo, Maria da Guia Taveiro Silva, Mariana Figueredo Silva 


Título do livro: A linguagem em debate: socializando pesquisas em contexto de pandemia
Título do capítulo: Memória e identidade: os condicionadores extralinguísticos na linguagem de vaqueiros de Ourolândia e Umburanas, sertão da Bahia
Autores: Beatriz Santana do Carmo, Roniela Almeida Moreira, Lilian Castelo Branco de Lima 


Título do livro: Educação processo contínuo de desenvolvimento VI
Título do capítulo: Variação linguística na sala de aula do sétimo e oitavo ano de escola pública no município de Imperatriz
Autores: Luziane de Morais Matias,Maria da Guia Taveiro Silva, Beatriz Santana do Carmo, Roniela Almeida Moreira


Título do livro:  Avanços científicos na área da educação e ensino
Título do capítulo: A relevância dos multiletramentos em tempos de aulas remotas
Autores: Duana Ravena dos Santos Vieira, Jannyelle de Souza Corrêa, Maria da Guia Taveiro Silva


Título do livro: Diálogos em educação: olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem
Título do capítulo: Letramento cinematográfico em sala de aula: o filme Ai Que Vida (2008) como proposta de reflexão sobre a variação linguística
Autores: Ana Carolina Freitas de Farias, Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana


Título do livro: Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária
Título do capítulo: Letramento literário em terras de saberes ancestrais: proposta de trabalho com textos de autoria indígena para a educação de idosos
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima, Ilma Maria de Oliveira Silva, Silvia Cristina Puxcwyj Krikati, Walquiria Lima da Costa  


Título do livro: Letras e artes: ressonâncias e repercussões 2
Título do capítulo: Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento: o que pensam os professores das séries iniciais
Autores: Edna da Silva Torres, Joas Moraes dos Santos, Márcia Suany Dias Cavalcante 


Título do livro: Linguística, letras e artes: descrição, análise e práticas sociais 2
Título do capítulo: O contemporâneo na perspectiva do (da)motivo + ação, no conto Passeio Noturno Parte II de Rubem Fonseca
 Autores: Ana Patrícia Sampaio Pereira, Ana Cristina de Brito Carvalho

Título do livro: Educação, inclusão e diversidade: abordagens e experiência
Título do capítulo: Letramento afro-literário na escola: um dos caminhos para a memória ancestral
Autores: Thaís Fernanda Medeiros Dias Ana Carolina Freitas de Farias, Lilian Castelo Branco de Lima


Título do Livro: Educação: Desenvolver e Potencializar
Título do capítulo: Variação linguística na fala de alunos surdos da EJA do ensino fundamental em Imperatriz
Autores: Hávila Sâmua Oliveira Santos, Lisanir Cardoso Chaves, Céssia Mônica Silva Barros, Maria da Guia Taveiro Silva, Cláudia Lúcia Alves


Educação: processo contínuo de desenvolvimento – Volume IV Um breve olhar sobre a extensão universitária desenvolvida pelo curso de Letras Língua Portuguesa e Literatura da UEMASUL. 2023 121-138


Título do Livro: Oralidades, escritas e identidades : culturas indígenas 
Título do capítulo: A  representação da criança indígena em o “Marupiarinha” e  “Taynôh”
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima, Maria Sousa Santos, Mariana Soares dos Santos, Walquiria Lima da Costa


Título do livro: Ensino de Língua Portuguesa e suas Tecnologias
Título do capítulo: Poesia, ludicidade e ensono de literatura infantil: uma viagem pelas trilhas do aplicativo Crianceiras
Autores: Maria Sousa Santos, Ana Patrícia Sampaio Pereira, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho


Título do livro: (Multi) letramentos e estudos discursivos
Título do capítulo: A formação do leitor multicultural: histórias da nossa gente
Autores: Ana Patrícia Sampaio Pereira, Lilian Castelo Branco de Lima


Título de livro: Educação 2030: Onde estamos? Para onde iremos? 
Título do capítulo: Formação de leitores e multiletramentos: por mais  e melhores leitores 
Autores: Daiane Araujo Avelino Bezerra, Diego Alcindo Pereira Bezerra


Título do livro: Incursões Linguísticas
Título do capítulo: Poesia Slam: variedade linguística, arte de resistência, falares nordestinos e africanos no português brasileiro – diálogos em sala de aula 
Autores: Fabiana Costa  de Sousa, João Silva, Maria da Guia Taveiro Silva

Área de concentração e Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLe – Mestrado em Letras, modalidade profissional, com área de concentração em Linguagem e Literatura, tem duas linhas de pesquisa: 1. Linguagem, Memória e Ensino, e 2. Literatura, Diálogos e Saberes.

Logo Mestrado

FALE CONOSCO

R. Godofredo Viana, 1300
Bloco 01 – Pavilhão 01
Bairro Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

mestradoletras@uemasul.edu.br
Tel.: (99) 98181 7866

Pular para o conteúdo