Capítulos de livros
Título do livro: Educação: minorias, práticas e inclusão II
Título do capítulo: A avaliação de alunos surdos em escolas comuns: uma análise das práticas e dos instrumentos avaliativos no processo de aprendizagem
Autor: Zanado Pavão Sousa Mesquita, Marcella Arraes Castelo Branco, Elenice de Alencar Silva
Título do livro: Redes e mídias sociais digitais na aprendizagem
Título do capítulo: WhatsApp na sala de aula: novas possibilidades de ensinar e aprender língua portuguesa
Autores: Geane Martins Mendes
Título do livro: A linguagem em debate: socializando pesquisas em contexto de pandemia
Título do capítulo: Memória e identidade: os condicionadores extralinguísticos na linguagem de vaqueiros de Ourolândia e Umburanas, sertão da Bahia
Autores: Beatriz Santana do Carmo, Roniela Almeida Moreira, Lilian Castelo Branco de Lima
Título do livro: Educação processo contínuo de desenvolvimento VI
Título do capítulo: Variação linguística na sala de aula do sétimo e oitavo ano de escola pública no município de Imperatriz
Autores: Luziane de Morais Matias,Maria da Guia Taveiro Silva, Beatriz Santana do Carmo, Roniela Almeida Moreira
Título do livro: Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária
Título do capítulo: Letramento literário em terras de saberes ancestrais: proposta de trabalho com textos de autoria indígena para a educação de idosos
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima, Ilma Maria de Oliveira Silva, Silvia Cristina Puxcwyj Krikati, Walquiria Lima da Costa
Título do livro: Letras e artes: ressonâncias e repercussões 2
Título do capítulo: Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento: o que pensam os professores das séries iniciais
Autores: Edna da Silva Torres, Joas Moraes dos Santos, Márcia Suany Dias Cavalcante
Título do livro: Linguística, letras e artes: descrição, análise e práticas sociais 2
Título do capítulo: O contemporâneo na perspectiva do (da)motivo + ação, no conto Passeio Noturno Parte II de Rubem Fonseca
Autores: Ana Patrícia Sampaio Pereira, Ana Cristina de Brito Carvalho
Título do livro: Educação, inclusão e diversidade: abordagens e experiência
Título do capítulo: Letramento afro-literário na escola: um dos caminhos para a memória ancestral
Autores: Thaís Fernanda Medeiros Dias Ana Carolina Freitas de Farias, Lilian Castelo Branco de Lima
Título do Livro: Educação: Desenvolver e Potencializar
Título do capítulo: Variação linguística na fala de alunos surdos da EJA do ensino fundamental em Imperatriz
Autores: Hávila Sâmua Oliveira Santos, Lisanir Cardoso Chaves, Céssia Mônica Silva Barros, Maria da Guia Taveiro Silva, Cláudia Lúcia Alves
Educação: processo contínuo de desenvolvimento – Volume IV Um breve olhar sobre a extensão universitária desenvolvida pelo curso de Letras Língua Portuguesa e Literatura da UEMASUL. 2023 121-138
Título do Livro: Oralidades, escritas e identidades : culturas indígenas
Título do capítulo: A representação da criança indígena em o “Marupiarinha” e “Taynôh”
Autores: Lilian Castelo Branco de Lima, Maria Sousa Santos, Mariana Soares dos Santos, Walquiria Lima da Costa
Título do livro: (Multi) letramentos e estudos discursivos
Título do capítulo: A formação do leitor multicultural: histórias da nossa gente
Autores: Ana Patrícia Sampaio Pereira, Lilian Castelo Branco de Lima
Título de livro: Educação 2030: Onde estamos? Para onde iremos?
Título do capítulo: Formação de leitores e multiletramentos: por mais e melhores leitores
Autores: Daiane Araujo Avelino Bezerra, Diego Alcindo Pereira Bezerra
Título do livro: Incursões Linguísticas
Título do capítulo: Poesia Slam: variedade linguística, arte de resistência, falares nordestinos e africanos no português brasileiro – diálogos em sala de aula
Autores: Fabiana Costa de Sousa, João Silva, Maria da Guia Taveiro Silva
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: LÉXICO: NÍVEL LINGUÍSTICO DE REPRESENTAÇÃO DO UNIVERSO VOCABULAR DOS POVOS
Autores: Marta Helena Facco Piovesan, Maria Célia Dias de Castro, Idelfonso de Sousa Jorge Júnior, Ana Júlia Nogueira Martins
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: LITERATURA E INTERCULTURALIDADE: A PESQUISA SOB NOVOS OLHARES
Autores: Ana Cristina Brito de Carvalho, José Ailson Lemos de Souza, Elisângela Campos de Oliveira
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: TECENDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O INCENTIVO DE LEITURA E ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DA OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA A PARTIR DO GAME RPG APRESENTADO NO SEMPEL
Autores: Ana Cristina Brito de Carvalho, Anna Paula Ferreira Nunes
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: ANA DAVENGA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: CONHECENDO A RECEPÇÃO DO CONTO
Autores: Geovana da Silva Abreu, Iasmim Lima da Silva, Ana Cristina Teixeira de Brito
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: A EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO: OFICINA CRIATIVA ATRAVÉS DO GAME RPG
Autores: Anna Paula Ferreira Nunes, Ana Cristina Teixeira de Brito
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: A METODOLOGIA DOS CÍRCULOS DE LEITURA COMO ESTRATÉGIA PARA A LEITURA LITERÁRIA: PROJETO DE EXTENSÃO
Autores: Cássia Brilhante dos Reis, Ana Cristina Teixeira de Brito
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: MOTIVANDO A LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA
Autores: Cleudiellen Sandes Rodrigues, Sandryellen Pimentel Saraiva, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: ESPANTANDO O TÉDIO NO ENSINO DE LITERATURA: ESTRATÉGIAS COM O CONTO DE TERROR
Autores: Jeiel Silva Teixeira, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: ESTRATEGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autores: Viviane Maria Araújo França Gonçalves, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: DE BAGRES A JACARÉS: OS ZOOTOPÔNIMOS MAIS OCORRENTES NAS MICRORREGIÕES DE GURUPI E IMPERATRIZ
Autores: Ana Júlia Nogueira Martins, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: EM TERRAS DE PALMEIRAS: UMA ANÁLISE DA PROTOTIPICIDADE DOS FITOTOPÔNIMOS DA MICRORREGIÃO DA CHAPADA DAS MANGABEIRAS E MICRORREGIÃO DO PINDARÉ
Autores: Gustavo Barbosa Guimarães, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: LEVANTAMENTOS PRÉVIOS DA MICRORREGIÃO DE ROSÁRIO: COMPREENDENDO AS ORIGENS DOS TOPÔNIMOS
Autores: Luciana Carla da Silva de Oliveira, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: CAMINHOS DAS ÁGUAS: ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES EM NOMES DE ORIGEM TUPI PRESENTES NA HIDRONÍMIA DA CIDADE DE BALSAS – MA
Autores: Idelfonso de Sousa Jorge Júnior e Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: TAXONOMIAS DE NATUREZA FISICA DE RAPOSA E PAÇO DO LUMIAR
Autores: Samara Araújo Brito, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: PARAGOGE NA ORALIDADE DE IDOSOS BALSENSES
Autores: Daiane De Jesus Silva Brito, Cássia Brilhante Dos Reis, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: O FENÔMENO DO ROTACISMO NO FALAR DE ADULTOS E IDOSOS NO MUNICÍPIO DE BALSAS
Autores: Katiele da Silva Oliveira, Tailine Menezes Lopes dos Santos, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: AUMENTO DE FONEMAS NO FALAR BALSENSE POR MEIO DA DITONGAÇÃO DIANTE DE /S/ E /Z/
Autores: Caiky Renê Mendes da Silva, Vanessa Ramos Dias, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: O FENÔMENO MONOTONGAÇAO
Autores: Geysle Carvalho, Gabriela de Paula Costa, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: PROCESSOS FONÉTICOS-FONOLÓGICOS POR SUBTRAÇÃO DE FONEMAS: SÍNCOPE OU ND = N – CANTANDO = CANTANO
Autores: Janaina Porto de Lira, Kácia Maria da Silva Barros Sousa, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: Linguagens, identidades e inclusão
Título do capítulo: SINOPSE ONOMÁSTICA DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE ROSÁRIO: ESTUDO TOPONÍMICO DE MORROS E PRESIDENTE JUSCELINO
Autores: Kétele Melo da Silva, Maria Célia Dias de Castro
Título do livro: UEMA produzindo conhecimento (ciclo 2022-2023)
Título do capítulo: NOS CAMINHOS DA FÉ: ANÁLISE DOS HAGIOTOPÔNIMOS PRESENTES NA MICRORREGIÃO DE COELHO NETO E MICRORREGIÃO DO GERAIS DE BALSAS
Autores: Maria Célia Dias de Castro, Jorge Junior, OLIVEIRA, L. C. S.
Título do livro: Educação nas ciências: interfaces com a educação básica
Título do capítulo: PROFICIÊNCIA EM LEITURA: ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS.
Autores: SANTOS, S. B. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; CASTRO, M. C. D. ; SANTOS, G. B.
Título do livro: Educação nas ciências: interfaces com a educação básica
Título do capítulo: DESTERRITORIALIZAÇÃO E VIOLÊNCIA DOS CORPOS NO POVOADO BATAVO ? BALSAS/MARANHÃO
Autores: OLIVEIRA, D. R. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; SANTOS, G. B.; Maria Célia Dias de Castro
Nome do livro: Diversidade linguística no contexto educacional
Capítulo de livro: Pobreza Multidimensional e Educação: algumas reflexões
Autores: Dayane Pereira Barroso Carvalho; Maria Da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana
Título de livro: Surdos em foco: desafios e possibilidades inclusivas
Título do capítulo: Libras no contexto religioso: desafios da interpretação simultânea na igreja católica
Autores: Wesley Veloso Cardoso, Cláudia Lúcia Alves
Título de livro: Surdos em foco: desafios e possibilidades inclusivas
Título do capítulo: Programa jovem aprendiz: um mecanismo de inclusão do surdos no mercado de trabalho de Imperatriz-MA
Autores: Dayane Souza Silva, Zanado Pavão Sousa Mesquita