Projetos de Extensão

2023 – Atual
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA A PARTIR DO GAME RPG
Coordenação: Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho.
Membros: Leonardo Mendes Bezerra, Laíra de Cassia Maldaner, Antônia Aparecida Pereira Borges.
 
O presente projeto tem por finalidade incentivar a leitura e produção escrita de jovens e adultos de Balsas MA a partir da estratégia de oficina de escrita criativa desenvolvida sob os princípios do game RPG.

2024 – Atual
DO BRAILLE AO DOSVOX: O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: Rafael dos Santos Silva

2024 – Atual
ACESSIBILIDADE CULTURAL NO MUSEU CPHAT
Coordenação: Cláudia Lúcia Alves
Membros: Éryka Vitória Nascimento Fernandes, Vitor Emanuel Santana Silva.

2024 – Atual
Curso Livre de Teatro: extensão e arte no mundo de faz de conta
Coordenação: Edna Sousa Cruz
Membros: Domingos Alves de Almeida

Situado no campo da cultura, este projeto também se vincula à Educação, tendo em vista o caráter formativo, e aos Direitos Humanos, considerando que o acesso à cultura e as artes é direito assegurado pela Constituição Federal (1998).Enquanto ferramenta de inclusão social, o Curso Livre de Teatro: extensão e arte no mundo de faz de conta, foi pensado como possibilidade de conciliar três dimensões. A primeira implica no fortalecimento das habilidades teatrais dos participantes. A segunda recaí sobre a possibilidade de que esta ação extensionista chegue a um número maior de interessados. E a terceira refere-se a utilização desta atividade na construção de uma consciência cultural fazendo com que os participantes se sintam capazes de assumir papéis protagonistas, tanto nos palcos como no cotidiano.

2023 – Atual
Diálogos da extensão e do teatro no mundo faz de conta
 
O projeto visa oferecer à comunidade UEMASUL e à comunidade externa a experiência de vivenciar o universo das artes cênicas por meio da oficina teatral.
Coordenador: Edna Sousa Cruz.
Membros: Domingos Alves de Almeida.
2024 – Atual
SOM, LUZ, EXIBIÇÃO: CINECLUBE MUIRAQUITÃ
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros:  Rute Maria Chaves Pires, Sônia Maria Nogueira, Kátia Carvalho da Silva Rocha, Júlio Lopes Cruz, Cláudia Lúcia Alves, Maria da Guia Taveiro Silva, Allan Kayan Dias Carneiro, Jaquelyne de Aquino Souza, Maria Ricaelly Bacelar Gomes, Mayra Alves de Sousa Reis, Maria Raimunda Feitosa Almeida, Clarissa Milton de Sousa.
 
 
Este projeto consiste em permitir o acesso e, por consequência, a partilha de conhecimentos que essas obras cinematográficas possibilitam, em sua diversidade de registros e de olhares para com o mundo e, especialmente, por registrar a multiplicidade e encantadora condição humana de ser. Neste cenário, principalmente os ensinos de licenciaturas podem e devem desempenhar um papel fundamental, tendo como ponta de lança algo que já está inserido e é uma prática no ensino-aprendizagem: o uso de filmes na sala de aula.


2024 – Atual
MPB na veia
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Rute Maria Chaves Pires, Maria da Guia Taveiro Silva, Mariana Soares dos Santos, Kezia da Silva Calixto, Eliesio Costa Lima, Cláudia Lúcia Alves, Eduardo Oliveira Melo.

A partir do acervo de vinis da Música Popular Brasileira – MPB, o projeto MPB nas veias objetiva realizar exposições itinerantes em todas as escolas de rede pública de ensino de Imperatriz, que consiste na exposição de capas dos discos de um artista por vez, com vitrola para que os discos sejam tocados para audição, com exibição de vídeos do artista em questão. O planejamento é que o projeto contemple todas as escolas públicas da cidade, de preferência no período do recreio. O acervo consta a discografia (em vinil) completa dos grandes nomes da MPB brasileira, como Caetano, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento, Bethânia, Elis, Gal Costa e outros..

2024 – Atual
CINEMA E LITERATURA NA ACADEMIA
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Mariana Soares dos Santos

O projeto Cinema Literatura na Academia, como cinema de rua, objetiva exibição semanais de filmes no auditório da Academia Imperatrizense de Letras que possibilitam uma interação permanente com a comunidade imperatrizense, em especial a comunidade escolar. As obras exibidas dialogam com literário, desde o processo de adaptação cinematográfica até documentários relacionados à literatura. As sessões cinematográficas são seguidas de debates..

2024 – Atual
CINEMA NO TEATRO
Coordenação: Gilberto Freire de Santana
Membros: Mariana Soares dos Santos

O projeto Cinema no Teatro, como cinema de rua, objetiva exibição semanais de filmes no Teatro Ferreira Gullar que possibilitam uma interação permanente com a comunidade imperatrizense, em especial a comunidade escolar. As sessões são seguidas de debates.

2023 – Atual
SABER MAIS LER E ESCREVER VIII
Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva
Membros: Gilberto Freire de Santana, Maria do Socorro Gomes, Domingas Alves Bandeira, Orleane Evangelista de Santana, Alana Mirella Xavier Farias, Maria dos Reis Conceição Brito, Martha Macedo do Nascimento, Ana Clara Gonçalves Silva, Kamila Silva Chaves, Leylla Gabryelle Carvalho de Moraes Guimarães, Thais Sousa Silva.

O projeto Saber mais ler e escrever vem atender à necessidade de mais desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos finais da Educação Básica, pois é desenvolvido com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. Ele visa contribuir para o fortalecimento da comunidade estudantil e acadêmica, pois muitos desses alunos serão acadêmicos brevemente e, ainda, enfrentam dificuldades quanto a essas duas habilidades. A pretensão é apresentar aos alunos e envolvê-los em atividades/realizar com eles algumas estratégias de leitura, com enfoque específico; orientar leitura de distintos tipos de textos; criar o hábito de leitura e desenvolver a habilidade de escrita, entre outras.

2024 – Atual
Projeto de extensão: MEU VELHO AMIGO: PROMOÇÃO DE CUIDADOS À PESSOA IDOSA POR MEIO DA LITERATURA, SAÚDE, MÚSICA, JOGOS MATEMÁTICOS E ETNOBOTÂNICA
Coordenação: Lilian Castelo Branco de Lima
Membros: Ítalo Moisés Mendes Santiago, Deborah Bouéres Laender Morais, Maria Clara Ramos Ribeiro, Elizabet Taylor Pimenta Weba.

Este projeto de extensão é realizado de forma interdisciplinar, acionando saberes de Literatura (Curso de Letras) e Atenção à Saúde do Idoso (Curso de Medicina), realizado por acadêmicos do curso de Medicina, com os seguintes objetivos: OBJETIVO GERAL: Proporcionar uma atenção integral, humanizada e afetiva aos idosos, contribuindo para a saúde física e mental desse grupo, por meio de atividades com música e obras literárias. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Promover ações educativas em saúde para a terceira idade; Incentivar a participação em atividades coletivas, a fim de promover a socialização, lazer e autonomia dos idosos; Conscientizar sobre as problemáticas enfrentadas pela comunidade senil; Realizar atividades com obras literárias e musicais, de modo a contribuir para a memória, bem estar, exercício da linguagem e das atividades cognitivas dos idosos; Acompanhar periodicamente os níveis glicêmicos e pressóricos de cada paciente; Formar profissionais da saúde humanizados e atentos às necessidades dos idosos.

2023 – Atual
Clube do Livro: UEMASUL e IFMA na formação de leitores
Coordenação: Márcia Suany Dias Cavalcante 
Membros: Gabriely Martins Sirqueira de Aguiar, Neliane Raquel Macedo Aquino.
 
O projeto consiste em atividades integradas entre alunos da graduação em Letras e alunos do Ensino Médio do IFMA, campus Imperatriz. As atividades envolvem encontros para leitura de obras literárias, clássicas e contemporâneas, com foco na leitura como arte e fonte de conhecimento. Ademais, busca-se incentivar hábitos de leitura por meio da troca de experiências de leituras prazerosas que revelam ao ser humano uma necessidade de ler o mundo.

2024 – Atual
MULTILINGUAL: CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS DO CAMPUS BALSAS
Coordenação: José Ailson Lemos de Sousa
Membros: Maria Célia Dias de Castro, Márcia Meurer Sandri, Marta Helena Facco Piovesan, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner.

A proposta tem o objetivo de estabelecer um centro de estudos e ensino de línguas estrangeiras (LE) no Campus Balsas, da Universidade Estadual do Maranhão. O curso de Letras e alguns projetos de extensão acumulam bons resultados com a oferta do ensino-aprendizagem de língua portuguesa e inglesa. O projeto Multilingual tem a finalidade de ampliar essa oferta e padronizar as ações para fins de comunicação em diferentes LE. Em termos de ampliação, além do curso de inglês básico, iremos ofertar cursos básicos de espanhol e alemão. A abordagem comunicativa (AC) e a abordagem baseada em tarefas (Task-based approach TBA) norteiam as ações didáticas dos cursos. A AC preconiza o ensino-aprendizagem de línguas para o uso, com base em recortes autênticos da língua, sempre contextualizados. Já a TBA enfatiza uma aprendizagem a partir da comunicação e interação na LE, por meio de textos autênticos e atenção por parte dos alunos não apenas na LE, mas também no processo de aprendizagem (Nunan, 2004). Além da oferta de cursos, o projeto também objetiva formar professores de LE, e estabelecer-se como espaço de parcerias da Universidade Estadual do Maranhão com instituições de ensino e pesquisa de outros países, além de oferecer ao grande público oportunidades de encontros acadêmicos e culturais sob o escopo das ações do projeto.


2021 – Atual
LÉXICO FITONÍMICO NO ÂMBITO DO PROJETO LAUDATO SI? DE REFLORESTANDO DO CERRADO DO MUNICÍPIO DE BALSAS
Coordenador: Maria Célia Dias de Castro.
Membros: Meirivan Pereira Melo, Susan Cleide Martins Figueiredo.
A Universidade Estadual do Maranhão possui uma função social fundamental no ensino, pesquisa e extensão no território maranhense que contempla aspectos socioculturais, inclusive no que se refere ao estudo da linguagem que nomeia o ambiente que nos cerca, bem como de cuidar deste ambiente, o que inclui um estudo e registro da flora que constitui o cerrado sul maranhense. Este projeto, de caráter interdisciplinar, insere-se em um projeto maior Laudato Si: reflorestando o cerrado, da Diocese de Balsas, que pretende promover o plantio de 8 milhões de árvores, em um período de 8 (oito) anos, em 19 (dezenove) municípios pertencentes a esta diocese, incluindo Balsas. Um projeto dessa dimensão revela-se como um meio que oportuniza diálogos biopsicossociais entre vários segmentos da sociedade, tendo em vista que todos esses elementos apreendidos da realidade se refletem não apenas em um indivíduo, sendo, por consequência, projetados pela linguagem. Dessa forma, este trabalho propõe-se a demonstrar, a partir de uma visão ecológica de mundo (VEM), alguns efeitos no sistema da língua, focalizando as seguintes inter-relações temáticas: ecolinguística, léxico, fitonímia. Em consonância com esse projeto maior, pretende-se contribuir com a identificação e coleta de sementes de plantas do cerrado e com a confecção e plantio de 300 (trezentas) a 500 (quinhentas) mudas. O objetivo central é investigar os nomes de plantas (fitonímia) que constituem o cerrado balsense, coletando-lhe as sementes, preparando mudas para plantio e registrando as espécies em um catálogo. Os fundamentos teóricos para este trabalho baseiam-se, como antecipado, nos estudos do léxico e na perspectiva ecolinguística. A análise é a priori qualitativa, verificando as inter-relações povo, língua e território; bem como uma análise etnofitonímica dos termos elencados. Como resultados, pretende-se plantar e elencar grande quantidade de espécimes do cerrado, contribuindo com o reflorestamento do local, bem como gerar, como produto didático-pedagógico final, um catálogo fitonímico desse material investigado. Espera-se, pois, contribuir com a restauração do meio ambiente e para uma vida futura saudável do homem no seu habitat.

2018 – Atual
BIBLIOTECA NO SERTÃO- ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO
Coordenação: Maria Célia Dias de Castro
Membros: – Gisélia Brito dos Santos, Meirivan Pereira Melo, Melquíades Pacelli, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Marta Helena Facco Piovesan, Susan Cleide Martins Figueiredo, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Terezinha de Jesus Maia Lima, Ana Patrícia Sá Martons, Geane Martins Mendes, Keila de Sousa Vieira, Tatiane Scilewski da Costa.
Reconhecemos a grande dificuldade que há para socialização dos materiais bibliográficos nas escolas rurais da cidade de Balsas. Um projeto inclusivo de biblioteca no sertão para algumas escolas que se encontram geográfica e estrategicamente marginalizadas já se delineava desde alguns anos. Ao verificar a quantidade de livros que possuía e que apenas parte deles era utilizada com frequência, dei o primeiro passo: resolvi disponibilizar esse material aproveitando-o para a instalação de algumas bibliotecas no sertão de Balsas. Iniciei o projeto solicitando a alguns amigos que tivessem livros em excesso que os doassem, pois eles passariam a ter como destino uma biblioteca no alto sertão do sul do Maranhão. Assim, pessoas de boa vontade, que prezam pela Educação e pela Cultura de valor social têm feito doações de muitos livros. O objetivo deste projeto é implantar a Biblioteca no Sertão em povoados da zona rural para contribuir com a formação de leitores nas escolas de ensino fundamental (1º e 2º ciclos) da zona rural de forma a despertar o interesse não somente pela leitura, como também pelas artes plásticas e para com outras alternativas culturais. Os objetivos específicos são implantar uma sala Biblioteca no Sertão, organizando um acervo em bibliotecas escolares rurais; realizar semanalmente, em parceria com os professores dessas escolas, a Hora do Conto e ou das Histórias de Trancoso nas turmas matriculadas; efetuar empréstimos de livros, no mínimo, uma vez por semana para cada aluno bem como para pessoas da comunidade rural onde se situa a escola; e criar oportunidades para a valorização da identidade, da cidadania e da autoestima dos sertanejos. O acervo disponibilizado possui uma grande variação de títulos, tendo em vista a peculiaridade de sua instituição, e é capaz de contribuir no processo de formação de leitores no sertão. Como resultado, nesta segunda etapa, será instalar as bibliotecas nos povoados São Cardoso e Jenipapo, juntamente com a Secretaria de Educação Municipal ? SEMED – mais próximo a Balsas, no que concordamos, adiando para um momento posterior desse projeto a implantação em um povoado do Gerais de Balsas.
2024 – Atual A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: TRABALHANDO A LINGUAGEM – PAEX Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva Membros: Maria do Socorro Gomes, Gilberto Freire de Santana, Laura Lise Bruno e Silva, Stefania Cabral Pedra. A sociolinguística na sala de aula: trabalhando a linguagem é um projeto que envolve a diversidade da língua portuguesa falada e escrita, visando estabelecer a articulação entre a universidade e a comunidade externa, principalmente com escolas públicas de Ensino Fundamental, por meio de ações que ampliem as habilidades de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com foco na linguagem em uso por estudantes. Assim, trata-se de um projeto de extensão, que focaliza questões apontadas por pesquisas realizadas no âmbito da UEMASUL. 2024 – Atual Saber mais ler e escrever IX Coordenação: Maria da Guia Taveiro Silva Membros: Maria do Socorro Gomes, Domingas Alves Bandeira, Gilberto Freire de Santana, Orleane Evangelista de Santana, Isabel Delice Gomes Macedo, Camila Rodrigues Viana, Erik Henrique Silva Furtado de Miranda, Anna Beatriz Cirqueira Costa, Leandra Ferreira de Almeida, Cleudineia de Oliveira Silva, Karolayne Carvalho da Silva. O projeto Saber mais ler e escrever vem atender à necessidade de mais desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos finais da Educação Básica, pois é desenvolvido com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. Ele visa contribuir para o fortalecimento da comunidade estudantil e acadêmica, pois muitos desses alunos serão acadêmicos brevemente e, ainda, enfrentam dificuldades quanto a essas duas habilidades. A pretensão é apresentar aos alunos e envolvê-los em atividades/realizar com eles algumas estratégias de leitura, com enfoque específico; orientar leitura de distintos tipos de textos; criar o hábito de leitura e desenvolver a habilidade de escrita, entre outras.
2024 – Atual Saberes indígenas Coordenação: Maria José Ribeiro de Sá Membros: Neliane Raquel Macedo Aquino Estudo de línguas indígenas no Maranhão para produção de livro didático em comunidades.
2024 – Atual
Som, Luz, Exibição: cineclube Muiraquitã
Coordenador: Gilberto Freire de Santana
Membros: Sonia Maria Nogueira, Rute Chaves Pires, Maria da Guia Taveiro Silva, Kátia Carvalho da Silva Rocha.
 
Este projeto consiste em permitir o acesso e, por consequência, a partilha de conhecimentos que essas obras cinematográficas possibilitam, em sua diversidade de registros e de olhares para com o mundo e, especialmente, por registrar a multiplicidade e encantadora condição humana de ser. Neste cenário, principalmente os ensinos de licenciaturas podem e devem desempenhar um papel fundamental, tendo como ponta de lança algo que já está inserido e é uma prática no ensino-aprendizagem: o uso de filmes na sala de aula. 

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